Operação Lei Seca será intensificada em Palmas neste mês de julho

Os agentes de trânsito realização fiscalizações com o uso de equipamentos de aferição para alcoolemia, como o etilômetro. Ações educativas também serão realizadas nas praias e nos bares da Capital.

Agentes realizarão ações com o uso de etilômetro
Descrição: Agentes realizarão ações com o uso de etilômetro Crédito: Secom Palmas

A operação Lei Seca será intensificada neste mês de julho, em Palmas. Segundo informações da Prefeitura, as ações serão reforçadas após dados do Projeto Vida no Trânsito apontarem crescimento no número de morte no trânsito em Palmas, tendo como principal fator o uso de bebida alcoólica antes de dirigir. Em 2014, durante todo o ano, o fator álcool foi responsável por 25% das mortes no trânsito. No entanto, em 2015, os dados já são superiores a 50%.

 

Os agentes de trânsito realização fiscalizações com o uso de equipamentos de aferição para alcoolemia, como o etilômetro. Ações educativas também serão realizadas nas praias e nos bares da Capital. Para os condutores que insistirem em dirigir embriagados, a fiscalização será ainda mais rigorosa.

 

“Com a nova Lei Seca a tolerância é zero, e em Palmas faremos de tudo para evitar que se repitam mortes como a do último domingo, quando um condutor alcoolizado passou por cima de um motociclista levando-o a óbito. O condutor embriagado além de colocar a sua própria vida em risco, coloca a de outro também”, afirma o superintendente de Trânsito, Alexandre Guerreiro.

 

O condutor precisa ficar atento, uma vez que com o rigor da nova Lei Seca o valor da multa para quem dirigir alcoolizado é de R$ 1915,40, e se o resultado for superior a 0,34 dg/L por ar expelido, além da infração, o condutor responderá por crime de trânsito. A lei também estabelece que a recusa a utilização do teste do etilômetro também incorre em multa no valor de R$1915,40.

 

Segundo o secretário Christian Zini, as blitze com etilômetro, que já vem sendo realizadas desde junho, serão concentradas nos finais de semana e nos dias de grandes shows ou eventos. “Para este mês de julho, com a chegada de três etilômetros poderemos reforçar ainda mais nossas ações. Estaremos também com campanhas educativas nos bares, praias e nos grandes eventos dessa temporada de férias. Não podemos permitir que pessoas inconsequentes continuem a tirar vidas inocentes no trânsito”.

 

(Com informações da Secom Palmas)

Comentários (0)