Paciente relata negligência médica em USF de Taquaruçu: Secretaria vai apurar

Segundo a paciente o médico que atendia na Unidade de Saúde da Família (USF) de Taquaruçu se negou a prestar socorro a ela...

Paciente não será identificada
Descrição: Paciente não será identificada Crédito: Ilustração/Da Web

Uma paciente relatou ao T1 Notícias que teve atendimento médico negado na Unidade de Saúde da Família (USF) de Taquaruçu.

Segundo a paciente, que terá sua identidade preservada, após uma cirurgia realizada no HGP para resolver um problema de incontinência urinária, ela necessitou de atendimento e procurou a USF em Taquaruçu, onde reside, contudo tanto o enfermeiro de plantão quanto o médico que a atendeu posteriormente teriam se negado a realizar um procedimento para aliviar as fortes dores que ela sentia.

Conforme o relato da paciente, sem conseguir urinar e com fortes dores ela teria procurado o enfermeiro da unidade pelo telefone para verificar a possibilidade da realização do procedimento de sonda de alívio, contudo o enfermeiro teria informado que apenas o médico, que não se encontrava na unidade, poderia fazer o procedimento. “Mais tarde eu liguei novamente, pois já não estava suportando a dor e o médico havia chegado, então fui até lá para ver se era atendida, mas a resposta foi bem desconfortável. Ele simplesmente me olhou e disse que eu tinha que procurar o médico que fez a cirurgia”, conta a paciente.

A paciente diz que tentou explicar ao médico que era uma emergência, mas o profissional  não a teria atendido mesmo assim. “Então eu falei que precisava de ajuda naquela hora e ele nem esperou eu falar. Foi quando resolvi buscar socorro em outro lugar e fui para a UPA Sul, onde fui socorrida, graças a Deus”, relata a paciente.

Procurada pelo T1 Notícias para falar sobre o ocorrido, a Secretaria Municipal da Saúde disse, em nota, que está verificando os fatos. A Secretaria enfatizou ainda que, caso tenha havido negligência, irá tomar os procedimentos legalmente cabíveis.


Confira a nota na íntegra:

Secretaria Municipal da Saúde

Nota de Resposta

Assunto: atendimento médico USF Taquaruçu

Data: 15/05/2014

Sobre a falta de atendimento médico relatada,  a Secretaria Municipal da Saúde esclarece que está verificando os fatos relatados, e caso tenha havido negligência, tomar os procedimentos legalmente cabíveis.

Comentários (0)