Pacientes reclamam de possível subnotificação de casos positivos por falta de testes

Devido à demanda de testes em Palmas, Semus diz que protocolo de atendimento adotado poderá ser revisto e a SES que prioriza testes de contatos diretos com os casos positivos.

Crédito: Da Web

A falta de testes em número suficiente para os pacientes que apresentam sintomas associados à pandemia provocada pelo coronavírus em Palmas pode estar gerando subnotificação. É o que informam continuamente ao T1 Notícias pacientes que buscaram as unidades de saúde nos últimos dias. Os sintomáticos são orientados a voltarem para casa e permanecerem em isolamento, e só buscar hospitalização caso os sintomas se agravem.

 

“Estamos respondendo por ordem de chegada. Para este tipo de exame (Covid-19), só realizamos com pedido médico e estamos priorizando pacientes hospitalares ou pacientes com risco... Posso incluir seu nome na lista de espera, mas lhe adianto que não posso confirmar a coleta para daqui três ou quatro dias”.

 

Essa foi uma das respostas que a palmense M.T., idade não informada, teve ao procurar o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), em Palmas, para fazer o exame de detecção do novo coronavírus. Ela faz parte de um grupo de pessoas que acabou de retornar de viagem, sendo que algumas delas com sintomas da Covid-19.

 

A palmense disse ao T1 Notícias que ficou impressionada com a recepção dos servidores nas Unidades de Pronto Atendimento de Saúde (UPAs), já que eles demonstram não estar preparados e visivelmente que estão com medo de atender as pessoas que os procuram. Segundo ela, nas UPAs a ordem é que o paciente volte para casa e fique em isolamento, sem a coleta de material ou um laudo médico. Porém, o laudo médico está sendo exigido hoje pelas unidades privadas para a realização de testes. "Os profissionais estão mais apavorados que a gente e são ríspidos", disse M.T.

 

 

Semus diz que protocolo adotado poderá ser revisto

 

Questionadas pelo T1, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) e a Secretaria Estadual da Saúde (SES) responderam. A Semus foi mais didática na resposta, dizendo que de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), em orientação provisória publicada no dia 22 de fevereiro, dependendo da intensidade da transmissão, do número de casos e de testes de laboratório disponíveis e aumento da demanda, poderá ser necessário priorizar quem será testado de acordo com os objetivos de saúde.


“Para os casos de pacientes graves, o teste deve ser feito e pode ajudar na organização dos serviços de saúde, no tratamento e acompanhamento dos casos. Porém, todos os casos de síndrome gripal continuarão a ser notificados como casos suspeitos de Coronavírus (Covid-19)”, informou a Semus, que acrescentou que “com  a chegada de novas remessas de kits para exames, o protocolo adotado para a realização dos exames poderá ser revisto”.  

 

 

SES diz que prioriza testes de contatos diretos com os casos positivos

 

Já a SES, também em nota, informou que até esta quinta-feira, 26, foram realizados 104 exames no Lacen, sendo a maioria do município de Palmas. A SES esclareceu ainda que o Lacen está priorizando a realização dos testes de biologia molecular (PCR-TEMPO REAL – SARS-CoV-2), para os pacientes hospitalizados na rede pública, os contatos diretos com os casos positivos que apresentam sinais e sintomas compatíveis com a COVID-19 e pacientes em atendimento com sintomatologia compatível nas Unidades Sentinelas, em conformidade com os critérios de investigação laboratorial estabelecidos pelo Ministério da Saúde e a SES.

 

“As Unidades Sentinelas (que fazem o monitoramento do vírus circulante que inclui as UPA's de Palmas) também contam com testes para diagnósticos dos demais tipos de Influenza que estão sendo utilizados como uma triagem inicial, no intuito de otimizar a utilização dos testes disponíveis”, assegurou a Secretaria.

 

Por fim, a SES informou que o Estado está adquirindo seis mil testes rápidos para atender aos municípios, embora alguns estejam fazendo a compra própria de testes rápidos para o Covid-19. Já o Ministério da Saúde (MS) encaminhou ao Estado o quantitativo de 252 testes, a SES aguarda nova remessa do MS para próxima semana.

 

 

 

 

 

 

Comentários (0)