Pai diz que transporte fica até 15 dias sem buscar alunos: prefeito nega

Em Fortaleza do Tabocão, o ônibus do transporte escolar, usado para transportar os alunos da zona rural, estaria sendo usado para outras funções. O prefeito João Tabocão negou e justificou a situação.

Fortaleza do Tabocão
Descrição: Fortaleza do Tabocão Crédito: Lourenço Bonifário

Pai de dois filhos e morador na zona rural do município de Fortaleza do Tabocão, José Alves Sousa, entrou em contato com o Portal T1 Notícias para reclamar do transporte escolar. De acordo com as informações repassadas por Sousa, o ônibus que transporta os alunos até a escola tem sido desviado de sua função pelo prefeito João Tabocão.

“O ônibus já ficou até 15 dias sem pegar os alunos porque o prefeito usou o mesmo para outros fins. Enquanto isso, os alunos ficam sem estudar, já procuramos a escola, reclamamos, mas nada foi feito até agora”, informou.

José conta que para não deixar os filhos sem estudar tem pegado uma moto emprestada para fazer o transporte. “Eu tenho feito todo esforço para não deixar meus filhos fora da escola, mas para isso tenho exposto eles a riscos, pois tenho percorrido cerca de 20 quilômetros de moto com as crianças”, contou o morador.

Questionado se sabia para que o ônibus estava sendo usado, José apenas informou que o veículo tem sido utilizado para atender várias demandas. “Eles usam o ônibus para muitas coisas, Hoje mesmo ele foi pra Palmas levar gente pra fazer exames, enquanto isso, os alunos ficam sem aulas. Isso tem prejudicado o aprendizado dos meus filhos”, finalizou.

Prefeito explica

O prefeito do município, João Tabocão, negou que o transporte esteja sendo usado para outras funções. “Eu desconheço que os carros da educação estejam sendo usados para outros fins. O que acontece é que nós estamos sem a parceria do Governo do Estado para a recuperação da malha viária desde 2008 e os carros tem quebrado muito, aí quando quebra fica sem pegar os alunos até arrumar”, informou.

Questionado sobre o carro que teria vindo à Palmas trazer pessoas para fazer exame e deixado de buscar os alunos, o prefeito disse que o carro usado não é do transporte escolar. “As pessoas estão confundindo porque a prefeitura tem uma doblô com sete lugares, que auxilia na busca dos alunos quando um dos carros está quebrado, mas esse carro não é do transporte escolar e foi ele que foi para Palmas levar os pacientes. Hoje tem uma rota que ficou sem buscar, pois o carro está com três molas quebradas em Guaraí, mas já está na oficina para arrumar”, declarou.

Calendário escolar

Sobre a reclamação do pai de que os carros teriam ficado até 15 dias sem pegar os alunos, o prefeito informou que isso aconteceu com alunos da rede estadual, mas somente durante a romaria do Bofim, época em que não há aula nas escolas municipais. “Este ano, o calendário escolar da Seduc não bateu com o do município, então eles ficaram sem aula, mas não foi por falta de carro”, finalizou.


O município de Fortaleza do Tabocão, segundo o prefeito, tem seis carros que fazem o transporte escolar, sendo três do município e três do Estado.

 

Comentários (0)