Palmas 28 anos: Profissionalização dos serviços públicos como fator de crescimento

profissionalização dos serviços públicos é um dos que se destacam como fundamentais, pois para oferecer boas oportunidades e serviços que atraiam investidores

Adriano Parrião
Descrição: Adriano Parrião Crédito: Divulgação

Como a capital que mais cresce no País, com taxa de crescimento geométrico da população de 2,61%, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2016, Palmas conta com vários fatores que contribuíram para chegar aos 28 anos com índices satisfatórios como esse. A profissionalização dos serviços públicos é um dos que se destacam como fundamentais, pois para oferecer boas oportunidades e serviços que atraiam investidores e pessoas, toda estrutura administrativa precisa estar capacitada e preparada.

 

Na opinião de especialistas, essa preparação depende de investimentos continuados em pessoas. De acordo com a master coach, palestrante, administradora e consultora organizacional, Tudy Vieira, o desenvolvimento pessoal e profissional vai muito além. “Um bom atendimento é uma consequência. O primeiro ponto pelo qual os servidores precisam se desenvolver é para aumentar o nível de felicidade deles”, explica. “Felicidade é igual a produtividade e produtividade é igual ao retorno para a sociedade”, ressalta.

 

Tudy comenta que a capacitação e o desenvolvimento fazem com que os servidores tenham vontade, alegria e se sintam felizes. “Quando encontramos um servidor feliz, imagina o impacto disso na sociedade?” Com isso, defende que capacitação é algo mais profundo, que implica em melhoria de qualidade de vida e em bem-estar ao servidor. “A capacitação traz conhecimento, sabedoria, leveza, bem-estar e realização. A pessoa se sente motivada e com vida.”

 

A consultora destaca ainda que o desenvolvimento dos líderes e da equipe como um todo precisa ser pensado. “É preciso se investir nos servidores, nos líderes e em uma boa estrutura física. Esses são os três pilares para oferta de um serviço de qualidade”.

 

Resultado na prestação do serviço
Em Palmas desde 2003, a advogada e professora Ivete Antunes Corrêa, colaboradora do setor da Qualidade e Informação do Resolve Palmas Centro, é um exemplo de que as qualificações trazem resultados positivos à gestão pública. Segundo a servidora, sempre se preocupou com sua formação pessoal e profissional. Por isso, busca constantemente novos conhecimentos para serem aplicados na melhoria do exercício de suas funções.
Presença constante nos cursos oferecidos pelo Instituto 20 de Maio de Ensino, Ciência e Tecnologia (IVM), unidade de educação continuada dos servidores públicos de Palmas, Ivete revela que sua experiência no Instituto promove troca de experiências, ampliação de seus conhecimentos e faz com que alcance novas amizades em um lugar que considera bonito, organizado, com atendimento de qualidade e preparado com o maior carinho para os servidores.

 

Sobre sua prestação de serviço aos palmenses diz: “Com orgulho, faço parte dessa história. Posso testemunhar o quanto Palmas melhorou a cada ano. Temos problemas ainda? Sim. Não há como negar, mas temos dado a nossa contribuição na busca por melhorias. Eu acredito na importância do meu papel como servidora pública ajudando na administração de nossa cidade”, destaca, declarando seu a mor à cidade: “Como não amar Palmas, se ela me oportunizou e oportuniza tantas alegrias? Como não viver feliz em um lugar como esse? Sim. Eu amo Palmas.”

 

Adriano Félix Parrião, que é biólogo e atua na Prefeitura de Palmas como fiscal de obras há 19 anos, também é um exemplo. "Como funcionário público, desejo ver minha cidade, que amo, crescer”, destaca, informando que tem se empenhado em desenvolver um trabalho de excelência para que o contribuinte seja bem atendido. “Tenho trabalhado como fiscal de obras há 19 anos e é um trabalho que exige conhecimento de leis e técnicas.”
Para se atualizar dos conteúdos necessários para o bom desempenho de suas funções, Parrião, assim como Ivete, tem procurado utilizar todos os cursos que o IVM coloca à disposição, de forma a torná-lo mais humano para o contato com o público e contribuir com o crescimento da cidade. " Nunca me vi como funcionário público e sim como servidor público."

 

Estratégia para profissionalização
Como projeto da gestão do prefeito Carlos Amastha, o Instituto 20 de Maio de Ensino, Ciência e Tecnologia foi criado exatamente para implementar a promoção da profissionalização dos serviços públicos em Palmas. E, segundo Amastha, a gestão continua trabalhando para que a Capital desenvolva ainda mais seu potencial para seguir com esse crescimento, mas de forma sustentável e com qualidade de vida para todos.

 

O presidente do IVM, Everton Kleber Teixeira Nunes, reforça a importância da qualificação da máquina pública, destacando a necessidade da administração pública de responder satisfatoriamente às demandas da sociedade. E a profissionalização, por meio das qualificações, conforme Nunes, representa um requisito indispensável para a garantia de um serviço público de qualidade.

 

Desta forma, o presidente acredita ser esse um importante meio para alavancar o desenvolvimento do município. “É um processo fundamental para superarmos situações de burocracia e vencermos dificuldades, como a escassez de recursos e a falta de profissionais capacitados”, disse.

 

Nunes explica ainda que, por meio das qualificações oferecidas aos servidores, é possível promover melhorias na execução dos serviços, resultando em uma maior economia, maior produtividade e melhor qualidade, sendo esta a principal forma de tornar a gestão mais eficiente.

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