Palmas, Tocantins -

Cidades


Castração
298 visualizações

Palmas abre nesta segunda, 22, agendamentos para castrações de cães e gatos na UVCZ

Procedimento deve ser feito na plataforma virtual da Semus (Caievs); vagas são destinadas exclusivamente para animais de moradores da Capital
- Atualizada em
Descrição: Imagem ilustrativa Igor Flávio

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) de Palmas abre nesta segunda-feira, 22, o agendamento para os procedimentos cirúrgicos de castração de cães e gatos, que serão feitos pela Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses (UVCZ). Os agendamentos podem ser feitos no site, em datas e horários específicos, sendo que as vagas são destinadas exclusivamente para animais de moradores da Capital.

 

Para realizar a cirurgia, o dono do animal deverá ter idade mínima de 18 anos, fazer o cadastro pessoal, e em seguida, o cadastro de seus animais para posteriormente acompanhar o calendário de agendamento. Após agendar, as instruções quanto ao procedimento cirúrgico serão encaminhadas para o e-mail cadastrado. É permitido agendar até dois machos e duas fêmeas por ano, sendo possível incluir um animal de cada sexo por período de agendamento por CPF.

 

Indicação

 

A castração é indicada para cães e gatos, a partir dos 6 meses de vida, que estejam em boas condições de saúde, não estando obeso, caquético (debilitado) ou anêmico. As fêmeas não podem estar no cio, prenhes ou amamentando na data da cirurgia para evitar maiores riscos. Cães serão submetidos ao exame de triagem para Leishmaniose Visceral Canina, sendo pré-requisito para o procedimento cirúrgico.