Palmas abre novo agendamento nesta quinta para castração gratuita de cães e gatos

Os procedimentos cirúrgicos podem ser marcados através da plataforma virtual Caievs.

Crédito: Raiza Milhomem

Em uma nova disponibilidade para a castração de cães e gatos, a prefeitura de Palmas abre nesta quinta-feira, 25, o agendamento para estes procedimentos cirúrgicos realizados pela Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses (UVCZ), em parceria com o Centro Universitário Luterano de Palmas (CEULP/ULBRA). O agendamento acontece virtualmente e tem início às 8h neste link.

 

Para realização das cirurgias, o tutor deverá ter idade mínima de 18 anos, realizar o cadastro pessoal, e em seguida, o cadastro de seus animais para posteriormente acompanhar o calendário de agendamento. Após realizar o agendamento, as instruções quanto aos procedimentos cirúrgicos e pré-operatórios e outras informações pertinentes serão encaminhadas para o e-mail cadastrado.

 

É permitido agendar até dois machos e duas fêmeas a cada 12 meses sendo possível agendar um animal de cada sexo por período de agendamento por pessoa.

 

Em caso de agendamento para castração e não comparecimento para a cirurgia, o usuário será bloqueado por seis meses para realização de novos agendamentos. Caso necessite cancelar seu agendamento, o proprietário do animal deve entrar em contato com a UVCZ, até 48 horas antes da data e horário da cirurgia para não incidir no bloqueio.


O procedimento cirúrgico é indicado para cães e gatos, a partir dos seis meses de vida, que estejam em boas condições de saúde, não estando obeso, caquético ou anêmico. As fêmeas não devem estar no cio, prenhe ou amamentando na data da cirurgia, a fim de evitar riscos cirúrgicos. Cães serão submetidos ao exame de triagem para Leishmaniose Visceral Canina, sendo pré-requisito para o procedimento cirúrgico.



De acordo com o médico veterinário da UVCZ, Leandro Chaves, a castração é uma forma efetiva de reduzir as chances do animal doméstico de contrair doenças, melhora a qualidade de vida do pet e pode tornar o comportamento mais dócil. “No geral, a castração pode proporcionar uma vida mais saudável aos cães e gatos”.

Comentários (0)