Palmas Cycling Team vence segunda etapa e mantém liderança da Copa TO de Ciclismo

Equipe conquista os três primeiros lugares na classificação geral da categoria elite, com Vander, Evandro e Ma

Prova foi disputada em Porto Nacional
Descrição: Prova foi disputada em Porto Nacional Crédito: Divulgação

A equipe palmense Palmas Cycling Team (PCT) manteve a passada da 1ª etapa e sagrou-se a grande vencedora da 2ª etapa da Copa Tocantins de Ciclismo, disputada no domingo, 29, em Porto Nacional, marcada pela vitória de Evandro Amaral, seguido de Vander Praxedes e Marco Aurélio, em terceiro. Com o resultado, a equipe mantém a liderança do torneio, que ainda terá mais duas etapas para definir os campeões.

 

Praxedes, que havia vencido a 1ª etapa, conquistou mais 8 pontos com esta segunda colocação e lidera a categoria elite masculina com 18 pontos. O vice-líder é Marco Aurélio que somou aos 8 pontos da primeira etapa os 6 conquistados ontem. Pela vitória no domingo, Amaral conquistou 10 pontos e assumiu a terceira colocação na classificação geral, a mesma pontuação de Sérgio Nazeozeno, que chegou em 4º ontem, mas aparece na quarta posição da geral, porque o primeiro critério de desempate é o melhor resultado na última etapa.

 

A prova

No circuito de 3 km ligando a orla ao entorno da Catedral Nossa Senhora das Mercês, na bandeirada o capitão da PCT atacou na tentativa de ditar um ritmo forte, mas o pelotão encostou na segunda volta, quando Evandro Amaral e Vander Praxedes atacaram em uma fuga bem sucedida. 

 

Os dois se mantiveram à frente, usando as retas planas da orla, na Avenida Monte do Carmo, para se revezarem na ponta e abrir vantagem, e os trechos de subida da avenida José Negry e Doutor Francisco Ayres, no entorno da catedral e na descida da Getúlio Vargas com a Avenida Monte do Carmo, na orla, para recuperar as energias. 

 

As esperanças de anular a fuga ficaram para os atletas da Bahia, que disputaram a prova pela primeira vez, e para as equipes 301, de Gurupi, e Girassol, de Palmas. Mas os problemas mecânicos dos baianos e de parte da Girassol, além da atuação da Palmas Cycling Team neutralizando as tentativas de anular a fuga, favorecerem a dupla escapada.

 

A duas voltas para a chegada, com Vander e Evandro se revezando na ponta, escapados com quase 2 minutos de frente, Vander teve um furo no pneu dianteiro. Mesmo assim, ele trocou a roda e conseguiu se manter à frente, chegando logo após Evandro ter cruzado a linha sozinho. 

 

A 50 metros da chegada, com o pelotão compacto, o atleta Sérgio Nazeozeno levantou e sprintou, mas foi superado por Marco Aurélio, que cruzou em terceiro. O pódio foi completado com Bruno Pereira, atleta da Elias Esporte, de Goiânia.

 

Categorias

Na master, o pelotão girou sem que nenhuma fuga tivesse sucesso até o baiano Edson Roseno atacar a cinco voltas do final e consolidar a fuga na subida da José Negry. A ele, logo se juntou o gurupiense Sérgio Gomes. Os dois seguiram sem ameaças do pelotão com Edson cruzando em primeiro e Sérgio em segundo. No pódio, subiram também Valdemir Lopes (Gurupi), em terceiro, Wellington Santana (Pamas), o quarto e Domingos Filho (Gurupi) em quinto. 

 

Na geral, Edson é o primeiro na master, com Aurélio Machado (Araguaína) na vice-liderança, ambos com 10 pontos, e Sérgio Gomes o terceiro com 8.

 

Open

Na open, Carlos Eduardo (Gurupi), o Cadu, abriu fuga logo no início da prova e se manteve na ponta até ser alcançado por Aller Bueno (Bahia) que deixou o pelotão para trás e cruzou em primeiro, seguido por Cadu. Luiz Felipe (Lagoa da Confusão) cruzou em terceiro, o portuense Pablo Rodrigues em quarto e Leonardo Mokfa, de Dianópolis, fechou o pódio. Cadu passa à liderar a categoria, com 16 pontos, seguido por Aller Bueno e Willian Júnior, com 10.

 

Feminino

No feminino, Yana Camargo (Gurupi) seguiu com o pelotão até a última vota quando na reta oposta à chegada atacou e abriu vantagem suficiente para cruzar sozinha. Débora Ferreira (Paraíso), bateu Ana Beatriz (Gurupi) no sprint para checar em segundo. Marisa Martins (Gurupi) chegou em quarto e Raquel Lopes (Palmas) em quinto. Com o resultado, Débora segue na ponta com 18 pontos, Yana é a segunda, com 10, e Raquel a terceira, com 8.

Comentários (0)