Palmas é 3ª capital mais eficiente no combate à Covid-19, aponta estudo

Cidades mais eficientes receberam as notas mais altas no Índice de Eficácia no Enfrentamento à Pandemia (IEEP), um dos indicadores do estudo realizado pelo Instituto Votorantim

Palmas - TO
Descrição: Palmas - TO Crédito: Regiane Rocha

Estudo realizado pelo Instituto Votorantim traz o Índice de Eficácia no Enfrentamento da Pandemia de Covid-19 (IEEP), que mensura o resultado das ações de cada cidade brasileira para combater o novo coronavírus.

 

Com base nas características da população, da economia e da rede de saúde de cada município, os pesquisadores estimaram quantas mortes seriam esperadas em cada um deles, considerando a média brasileira. Cidades com menos óbitos que o projetado, tiveram melhores notas e foram consideradas eficientes. Já as que tiveram letalidade maior do que a prevista, foram consideradas ineficientes.

 

Entre as capitais, Florianópolis, São Paulo, Palmas, Belo Horizonte e Curitiba foram as mais eficazes no enfrentamento à doença. Em sentido oposto, Cuiabá, Manaus, Porto Velho, João Pessoa e Rio de Janeiro foram as mais ineficientes.

 

Palmas começou a adotar medidas rígidas, assim como outros municípios, em março de 2020, decretando a suspensão das atividades presenciais, realização de eventos entre outras restrições. As regras se estenderam por um período e depois houve o retorno das atividades não essenciais. 

 

Mas não parou por aí, o cenário epidemiológico teve piora e novas decisões foram tomadas para conter a doença, período que gerou muitas discussões. Mas, após um ano e meio de pandemia e o início da vacinação contra o novo vírus, Palmas se encontra na Fase Amarela (Controle Ampliado) do Coronômetro e já administrou 253.233 doses de vacinas, sendo 179.856 da primeira dose e 73.377 da segunda ou dose única.

 

Capitais eficientes 

 

*Arte/UOL

 

*Texto feito com informações da matéria de Igor Mello da UOL/Rio e do Instituto Votorantim 

Comentários (0)