Palmas é lembrada como pilar de desenvolvimento do TO durante sessão na AL

Prefeito de Palmas acompanha relatório e lembra que Palmas é um dos pilares que estimulam o desenvolvimento do Estado

Prefeito de Palmas acompanha apresentação de relatório
Descrição: Prefeito de Palmas acompanha apresentação de relatório Crédito: Divulgação

O prefeito Carlos Amastha participou na manhã desta quarta-feira, 8, de apresentação das 203 páginas do relatório da Comissão Especial de Estudos para o Novo Ordenamento Econômico, Administrativo, Social e Político do Tocantins (Cenovo) da Assembleia Legislativa (AL).

 

O relatório foi construído com contribuições levantadas em 13 sessões itinerantes da comissão para proposição de ideias para o desenvolvimento do Tocantins e todos os 139 municípios do Estado e entregue, na ocasião, ao Executivo Estadual para ser usado como contribuição na elaboração do Plano Plurianual (PPA) e na Lei de Diretrizes Orçamentários (LOA) do Estado.

 

O prefeito Amastha acompanhou a sessão de apresentação do relatório. “Vamos acompanhar os resultados da Cenovo, rumo a um diagnóstico técnico e político”, frisou Amastha.

 

Na Capital, a Cenovo realizou sessão itinerante no dia 12 de junho contando com a presença de entidades públicas locais, entidades representativas de classe, organizações do terceiro setor, comunidade e autoridades legislativas para discussão de demandas regionais com apoio da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e Centro Universitário Luterano de Palmas (Ceulp).

 

Como frisado em sessão itinerante em Paraíso do Tocantins, em agosto, onde Amastha também participou efetivamente das discussões de demandas da região Central do Tocantins, o prefeito de Palmas ressaltou quão importante é a participação da população nas discussões de pautas referentes a governabilidade da sua região e na definição de prioridades que podem direcionar o futuro da própria comunidade.

 

Relatório

 

Durante a apresentação do relatório final da Cenovo, Palmas foi lembrada como importante pilar do desenvolvimento econômico estadual.  “Palmas, Araguaína e Gurupi formam um tripé que é o grande estimulador do desenvolvimento do Estado. Estas três cidades representam 64% da produção de emprego no Tocantins. Somente em ICMS, elas 34% da arrecadação e no IPVA, as três cidades representam 64%”, disse o deputado Paulo Mourão, presidente da Cenovo.

 

Citando que a Capital, junto com os outros dois maiores municípios do Tocantins e outras sete cidades consideradas pólos intermediários do desenvolvimento do Estado, Mourão disse que são estas as cidades que formam o parque produtivo do Estado e as apontou como importantes no processo de melhoramento do índice de desenvolvimento regional.

 

Foram convidados para a sessão membros do Tribunal de Justiça, do Tribunal de Contas do Estado (TCE), do Ministério Público do Estado (MPE), da Defensoria Pública Estadual (DPE), do Executivo Estadual, de várias prefeituras, vereadores dos municípios visitados pela Cenovo, sindicatos, associações, federações e universidades parceiras.

Comentários (0)