Palmas receberá 3,5 mil doses da Pfizer e público será gestantes, anuncia Cinthia

Prefeita anunciou que grávidas, com e sem comorbidades, e também puérperas, receberão as doses

Crédito: Raiza Milhomem/Prefeitura de Palmas

Na manhã desta segunda-feira, 3, a prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro (SDB), usou sua conta no Twitter para informar que a capital do Tocantins receberá 3,5 mil doses da vacina da Pfizer. Conforme a gestora,  as doses da vacina da Pfizer serão destinadas apenas às capitais. “É necessário armazenamento em super freezers a -70°C. Nossa rede de frios está prontinha e será inaugurada em um momento super importante para Palmas. A parceria com a UFT possibilitará um serviço de excelência”, ressaltou Cinthia. 

 

Ainda conforme Cinthia na rede social, o público prioritário será grávidas, com e sem comorbidades, e também puérperas. “É a única vacina testada e aprovada para este público específico. Em 2021 houve aumento de 113% de óbitos de grávidas contaminadas por Covid-19. Esperança!”, disse. 

 

 

Pfizer

 

O Ministério da Saúde recebeu as primeiras doses da vacina Pfizer, no total de 1.000.350 para o reforço e aceleração da Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid-19 no país. O Tocantins receberá, neste momento 3.510 doses, inicialmente só para a capital, Palmas.

 

A oferta da vacina seguirá o fluxo adotado até o momento para as demais vacinas, priorizando o grupo já estabelecido no Programa Nacional de Vacinação. O transporte será realizado pelo Ministério da Saúde em embalagens específicas para garantir a temperatura negativa entre -25°C e -15°C. No Estado a vacina será armazenada em câmara fria específica, obedecendo aos padrões da Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

 

As equipes do Estado e do município de Palmas já foram capacitadas para utilização da vacina e já receberam orientações necessárias quanto ao armazenamento e prazos para aplicação em temperaturas que podem ser de no máximo cinco dias à temperatura de +2°C a +8°C  e  até 14 dias (2 semanas) à temperatura de -25°C à -15°C.  

 

Comentários (0)