Palmas registra dobro de chuva em relação ao mesmo período do ano passado

Segundo INMET, no mês de dezembro choveu em Palmas volume dobrado em relação ao mesmo período no ano anterior. Precipitação foi superior a 450 mm até o dia 27, contra 225 mm em 2012...

Choveu mais em dezembro de 2013, que em 2012
Descrição: Choveu mais em dezembro de 2013, que em 2012 Crédito: T1 Notícias

A chuva registrada em dezembro deste ano em Palmas é o dobro do mesmo período do ano passado. O fato não é novidade, mas impressiona. A Capital registrou em dezembro deste ano o dobro do índice pluviométrico se comparado ao mesmo período do ano passado. Os dados são do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), que marcou uma precipitação superior a 450 mm até o dia 27 contra 225 mm em todo mês de dezembro de 2012.

Os dados ficam ainda mais alarmantes se a comparação se estender ao mês de dezembro dos últimos cinco anos. Em 2008, o INMET registrou uma precipitação de 170 mm distribuídos em 23 dias. No ano seguinte, a quantidade de chuva saltou para 318,91 mm, em apenas um dia de chuva. Em 2010, ano que sofreu forte impacto com o período de estiagem, voltou a marcar 170 mm em 13 dias chuvosos. Embora timidamente, em 2011, os números voltam a subir, foram 305 mm distribuídos em 21 dias de chuva. Em 2012, o índice pluviométrico sofreu novamente baixa. Durante todo mês de dezembro, foi registrada uma precipitação de 225 mm. Situação muito distinta se comparada a 2013 quando, em somente 19 dias, choveu 459 mm. Apenas no dia 17, foram 118 mm.

Diante dessa situação, a Prefeitura expediu no dia 13 de dezembro o Decreto 675/13,  decretando situação de emergência em decorrência de fortes chuvas, alagamentos e inundações, formando assim uma força-tarefa para minimizar os impactos dos temporais, que  foram amenizados graças ao trabalho intenso dos agentes da Defesa Civil Municipal que, além de monitoramento reforçado nas áreas de risco, fez visitas in loco e remanejamentos de famílias desalojadas.


O trabalho de orientação e prevenção também contribuiu para que nenhum palmense se expusesse a qualquer risco. Paralelo a esse trabalho, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social realizou distribuição de cestas básicas para dar suporte às famílias afetadas.

“Felizmente nossa cidade não possui muitas situações que deixem nossos moradores sujeitos a perderem suas casas ou mesmo perderem a vida num desastre ambiental como o excesso de chuva em um curto período de tempo, como está acontecendo este ano. De toda forma, nossas equipes estão de prontidão para atender as demandas que ocorrerem”, reforça o prefeito Carlos Amastha.

A alta incidência de chuva contribuiu ainda para a deterioração do asfalto em boa parte do Município. De acordo com a secretária interina de Infraestrutura e Serviços Públicos, Valéria Hollunder, a operação tapa-buracos será retomada. “Só precisamos de dois dias com tempo estável para fazer o trabalho. A previsão é que na próxima quinta-feira as principais avenidas de Palmas, como Theotônio Segurado, JK e Tocantins, em Taquaralto, comecem a receber o serviço de recapeamento”, lembra.

Comentários (0)