Palmas registra mais de 100 mm de chuva em menos 24 horas

O volume de 250 mm do total de chuva esperado para janeiro já foi ultrapassado e deve fechar o primeiro mês do ano com um acúmulo significativo

Crédito: Regiane Rocha - Secom Palmas

Nas últimas horas Palmas recebeu um volume intenso de chuvas e vem registrando temperaturas amenas. Entre estas quinta, 23, e sexta-feira, 24, foram registrados mais de 100 mm de volume chuvas, em menos de 24 horas, segundo dados do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Ceptc), divulgados pela Defesa Civil nesta sexta.

 

E o final de semana que se aproxima também não vai ser diferente, de acordo com o boletim climático para os próximos dias. O sábado, 25, inicia com temperatura baixa, períodos nublados e pancadas de sol isoladas. O boletim aponta 90% de chance para novas pancadas de chuvas, principalmente, no período noturno. A temperatura máxima fica no 29°C e 24° C de mínima.

 

Já no domingo, 26, o clima continua instável, com sol e muitas nuvens carregadas o que pode provocar pancadas de chuvas ao longo do dia, inclusive à noite, quando a temperatura fica baixa, fechando o dia com 24°C de mínima e 30°C de máxima. Os ventos podem alcançar a casa dos 12 km/h.

 

O volume de 250 mm do total de chuva esperado para janeiro já foi ultrapassado e deve fechar o primeiro mês do ano com um acúmulo significativo.

 

Alertas

 

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMEP) publicou recentemente o alerta de perigo potencial para as próximas horas, com possibilidade de chuvas de 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/h ao dia.

 

E com base nessas informações, a Defesa Civil Municipal reforça o alerta caso se intensifiquem as pancadas de chuvas como:

 

Evitar o enfrentar o mau tempo;

 

Evitar usar aparelhos eletrônicos a tomadas;

 

Busque um abrigo seguro e jamais se abrigue perto de árvores ou construções abertas, dentre outras.

 

Nos casos de grande riscos e emergências a população pode acionar atendimentos nos números 199 -  da Defesa Civil, 193 - dos Bombeiros, 190 - e a Polícia Militar.

 

Comentários (0)