Palmas segue com vacinação contra a gripe neste sábado, 17; confira unidades de saúde

Serviço é voltado para o público da primeira etapa da campanha nacional. É preciso apresentar documento que comprove a condição para ser vacinado

Crédito: Divulgação/Prefeitura de Jaru

A Secretaria Municipal da Saúde de Palmas (Semus) realizará neste sábado, 17, mais uma ação da 23ª edição da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. A imunização ocorrerá em nove pontos da Capital.

 

O serviço é voltado para o público da primeira etapa da campanha, que inclui gestantes, puérperas, profissionais de saúde e crianças de seis meses a menores de seis anos (cinco anos 11 meses e 29 dias). 

 

Estarão abertas para receber o público, das 8h às 17h, as Unidades de Saúde da Família (USFs) da Arse 13 (108 Sul); Arso 41 (403 Sul); Arne 64 (508 Norte); Arno 71 (603 Norte); Arno 33 (307 Norte); Liberdade, no Aureny III; Morada do Sol e na Arso 111 (1.103 Sul). A Base Militar do Taquari (ao lado da USF da região) também será um ponto de vacinação. A USF Walter Morato, em Taquaruçu, foi retirada da programação deste sábado.

 

Documentação

 

Para se vacinar é necessário ir à unidade de saúde mais próxima, com os documentos pessoais (RG e CPF) e cartão de vacinação. Caso seja profissional de saúde, é necessário levar contracheque ou carteira de identificação de classe que comprove o vínculo empregatício.

 

No caso das grávidas, é preciso levar exame que ateste a gravidez, tendo em vista que algumas gestações começam a ser visíveis fisicamente a partir do quarto mês. Já no caso das puérperas - aquelas que deram à luz até 42 dias antes da data da vacinação -, é preciso levar certidão de nascimento do recém-nascido.

 

Considerando que a imunização contra a Covid-19 está em curso na Capital, a Semus reforça que, para quem se imunizou contra a enfermidade, deve aguardar um intervalo de 15 dias para tomar a vacina da Influenza.

 

Prioridades

 

Conforme o Plano Nacional de Imunizações (PNI), os grupos prioritários a serem vacinados serão distribuídos em três etapas, sendo:

 

Primeira etapa (14 de abril a 10 de maio): crianças com seis meses e menores de seis anos (cinco anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas, povos indígenas e trabalhadores da saúde;

 

Segunda etapa (11 de maio a 08 de junho): idosos com 60 anos ou mais e professores das escolas públicas e privadas;

 

Terceira etapa (09 de junho a 09 de julho): pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (comorbidades); pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso; trabalhadores portuários; forças de segurança e salvamento; forças armadas; funcionários do sistema de privação de liberdade; população privada de liberdade; e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.

Comentários (0)