Palmas tem 1316 casos suspeitos de dengue registrados nas 3 primeiras semanas do ano

No ano passado, no mesmo período, foram apenas 145 notificações. Dos 1316 casos suspeitos de dengue este ano, 62 foram confirmados

Dos 1316 casos suspeitos de dengue este ano, 62 foram confirmados
Descrição: Dos 1316 casos suspeitos de dengue este ano, 62 foram confirmados Crédito: Cleia Gomes

A Secretaria de Saúde de Palmas informou ao T1 Notícias na manhã desta terça-feira, 29, que somente nas três primeiras semanas deste ano foram notificados 1316 casos suspeitos de dengue na Capital. No ano passado, no mesmo período, foram apenas 145 notificações. Dos 1316 casos suspeitos de dengue este ano, 62 foram confirmados.

 

De acordo com a prefeitura, as notificações dos casos são realizadas via sistema informatizado nos serviços de saúde públicos ou privados do município e então transferido para o Sinan online, um sistema de informação nacional. No momento que um paciente é notificado e caso digitado no Sinan, todas as esferas de governo têm acesso à informação.

 

A investigação dos casos é dividida em dois grupos. O primeiro grupo abrange os pacientes que realizaram exame laboratorial. A Secretaria de Saúde cruza as informações dos bancos de dados laboratoriais com os casos registrados no Sinan e confirma os casos que apresentam resultado positivo. O segundo grupo abrange os pacientes que não realizaram exame laboratorial, nesses casos são levadas em consideração outras informações como o Índice de Infestação Predial, positividade laboratorial e número de notificações de casos suspeitos da quadra onde o indivíduo reside, além das informações clínicas do paciente.

 

A prefeitura de Palmas ainda informou sobre o uso de carro fumacê, que serão cedidos pela Secretaria Estadual da Saúde (Sesau) para que a Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses da Capital (UVCZ) inicie os trabalhos de aplicação do inseticida Ultra Baixo Volume (UBV).

 

A previsão é de que o fumacê comece a ser aplicado ainda esta semana. “Além disso, desde o início do período chuvoso no final de novembro de 2018, os agentes de combate às endemias da Capital estão realizando mutirões em todas as quadras da Capital, para orientar os moradores e vistoriar imóveis residenciais e comerciais, eliminando possíveis criadouros”, informou a prefeitura.

 

Como a dengue é transmitida?

 

A principal forma de transmissão é pela picada dos mosquitos Aedes aegypti. Há registros de transmissão vertical (gestante - bebê) e por transfusão de sangue, mas estes casos são muito raros.  Existem quatro tipos diferentes de vírus do dengue: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4.

 

Sintomas da dengue

 

A infecção por dengue pode ser assintomática, leve ou causar doença grave, levando à morte. Normalmente, a primeira manifestação da dengue é a febre alta (39° a 40°C), de início abrupto, que geralmente dura de 2 a 7 dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, erupção e coceira na pele. A presença de febre + dois destes sintomas já é considerada com suspeita de Dengue e deve procurar atendimento.

 

Perda de peso, náuseas e vômitos são comuns. Na fase febril inicial da doença pode ser difícil diferenciá-la. A forma grave da doença inclui dor abdominal intensa e contínua, vômitos persistentes, sangramento de mucosas, entre outros sintomas. Ao apresentar os sintomas, é importante procurar um serviço de saúde.

 

Como prevenir

 

A principal forma de prevenção é acabar com o mosquito, mantendo o domicílio sempre limpo e eliminando os possíveis criadouros (recipientes com água parada). Especial atenção deve ser dada às calhas (que não devem estar obstruídas, pois acumulam água e podem virar criadouro de mosquito), caixas d´água (que devem estar sempre bem fechadas), ralos (devem ter tela) e recipientes como garrafas, potes, vasos de plantas e outros que possam acumular água. Outras medidas podem ajudar, embora sejam menos importantes que o controle do ambiente: roupas que minimizem a exposição da pele durante o dia, quando os mosquitos são mais ativos, proporcionam alguma proteção às picadas e podem ser adotadas principalmente durante surtos. Repelentes e inseticidas também podem ser usados, seguindo as instruções do rótulo, mas têm ação limitada, pois perdem rapidamente o efeito e precisam ser reaplicados várias vezes ao dia. Mosquiteiros proporcionam boa proteção para aqueles que dormem durante o dia (por exemplo: bebês, pessoas acamadas e trabalhadores noturnos).

 

Quantas pessoas um mosquito é capaz de infectar?

 

O mosquito fêmea suga sangue para produzir ovos. Se o mosquito da dengue estiver infectivo, poderá transmitir o vírus da dengue neste processo. Em geral, mosquitos sugam uma só pessoa a cada lote de ovos que produzem. Mas ele é capaz de picar mais de uma pessoa para um mesmo lote de ovos que produz. Há relato de que um só mosquito da dengue infectivo transmitiu dengue para cinco pessoas de uma mesma família, no mesmo dia.

Comentários (0)