Palmas tem 73 novos testes positivos para Covid-19; número de casos cresce na Capital

A Vigilância Epidemiológica de Palmas alertou a população para o crescimento de casos. Na primeira semana de 2021, a Capital registrou 813 novos diagnósticos

Imagem ilustrativa.
Descrição: Imagem ilustrativa. Crédito: Raiza Milhomem

Nesta segunda-feira, 11, o boletim epidemiológico nº 298 registra 73 casos novos de Covid-19 em Palmas, sendo 37 mulheres e 36 homens. Dos novos casos, todos os pacientes cumprem isolamento domiciliar.

 

A edição aponta ainda que 55 pessoas receberam alta domiciliar nesta segunda na Capital. Até o momento, a cidade conta com 20.022 pacientes que conseguiram vencer o vírus e se recuperaram da doença.

 

A Vigilância Epidemiológica de Palmas informa que após 301 dias de resposta, até às 09 horas do dia 11 de janeiro de 2021, totaliza 98.287 notificações para síndrome gripal (SG), onde estão incluídos também os casos suspeitos para Covid-19. Destes, 40.669 descartados e 22.419 casos confirmados (números acumulados) para a doença.

 

A Capital conta atualmente com 223 mortes causadas por complicações em decorrência do novo coronavírus.

 

Internações

 

A taxa de ocupação hospitalar total em Palmas é de 45,9%. Os leitos clínicos públicos e privados estão 45,8% ocupados. Já a ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) públicos e privados na Capital é de 45,9%.

 

Quanto aos leitos de estabilização das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), a UPA Sul está com o percentual de 14,3%. Já a ocupação dos leitos da mesma natureza na UPA Norte é de 5,9%.

 

Atualmente, 105 pacientes, confirmados, suspeitos e descartados por laboratório que permanecem com suspeita clínica, estão internados na Capital. Destes, 66 (62,9%) são residentes de Palmas e 39 (37,1%) moradores de outros municípios.

 

Testes

 

Os laboratórios de Palmas realizaram 202 testes para Covid-19. Destes, o Laboratório Municipal fez 04 exames, nenhum com resultado positivo para o vírus. Já o Laboratório Central do Estado (Lacen-TO) realizou 195 testes, 70 destes pacientes testaram positivo para a doença e laboratórios particulares realizaram três exames, todos com resultados negativos para a Covid-19.

 

Alerta

 

A Vigilância Epidemiológica de Palmas chama a atenção quanto ao crescimento de novos casos de Covid-19 na Capital. Desde setembro passado, Palmas não registrava um número tão alto de casos confirmados durante a semana. Na semana passada, a primeira de 2021, houve um total de 813 novos casos da doença.

 

A média da taxa de ocupação hospitalar na primeira semana do ano foi de 40%. Também foi o maior percentual desde a primeira semana de outubro. A vigilância ainda cita sobre o número de internados que também aumentou significativamente. Desta forma, a Secretaria Municipal da Saúde (Semus) reforça às pessoas que ao sentirem os sintomas procurem a Unidade de Saúde da Família (USF) mais próxima de sua casa e mantenham o isolamento domiciliar. Confira outras orientações no seguinte link.

Comentários (0)