Palmas tem chuva rápida, moradores comemoram, mas temperatura continuará nas alturas

O período chuvoso deve começar mesmo somente a partir da segunda quinzena de outubro. Até lá, podem ocorrer pancadas, o que se chama de “chuvas folclóricas”.

Crédito: Divulgação - Web

A chuva que caiu na manhã deste sábado, 21, em algumas regiões Palmas foi rápida, mas o suficiente para os moradores de alguns bairros comemorarem em suas redes sociais. “Aqui no Aureny 4 deu uma chuvinha. Oh Glória”, aprovou a moradora Késia Santos.

 

A última chuva que caiu sobre a cidade foi a exatos 120 dias. Mas, o Instituto Nacional de Metereologia (Inmet) avisa que o tempo continuará fechado, com temperaturas lá nas alturas, literalmente, na casa dos 40º C. O período chuvoso deve começar mesmo somente a partir da segunda quinzena de outubro. Até lá, podem ocorrer pancadas, o que se chama de “chuvas folclóricas”.

 

Os termômetros nesta sexta-feira, 20, marcaram 41°C na Capital do Tocantins, segundo o boletim divulgado pela Defesa Civil de Palmas que tem como base dados do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), do Inmet, da empresa Climatempo e do Núcleo Estadual de Meteorologia e Recursos Hídricos do Tocantins.

 

 

Neste sábado, 21, apesar da chuva rápida, o dia se mantém com sol e algumas nuvens, com temperatura máxima prevista de 41ºC e a mínima de 23ºC. A umidade relativa do ar fica entre 32% e 12%.

 

 

No domingo, 22, o tempo promete ser predominantemente de sol e algumas nuvens. A temperatura máxima prevista é 41ºC e a mínima de 23ºC. A. O alerta para todo o fim de semana vai para o índice ultravioleta (UV) que na escala se encontra em nível muito alto.

 

 

Segundo a Defesa Civil, as precauções requeridas devem ser adotadas em horários próximos ao meio dia e, na faixa de 10 às 16h, que exige proteção extra, ou seja, as pessoas devem evitar se expor ao sol.

 

É recomendável evitar exposição solar, usar camisa, boné e protetor solar, além de fazer ingestão de muitos líquidos e hidratar as mucosas (olhos e narinas) com soro fisiológico.

 

Comentários (0)