Palmas tem noite de fortes ventos, raios, chuva intensa e até acidente com vítimas

Depois de um dia de calor, os palmenses foram surpreendidos na noite desta terça-feira, 3, por chuva intensa, seguidas de estragos e até acidentes em um restaurante na Praia da Graciosa

Crédito: Edu Fortes - Secom Palmas

Palmas registrou fortes ventos, muitos raios e chuva intensa na noite desta terça-feira, 3, e junto com tudo isso, mais um vez susto aos moradores e estragos. Um restaurante na Praia da Graciosa teve parte de sua estrutura danificada e clientes feridos. Tendas desabaram no local. Pelo menos três pessoas ficaram machucadas e foram encaminhadas para atendimentos médicos. Algumas quadras da Capital ficaram por mais de duas horas sem energia.

 

Logo após o incidente, o restaurante Dona Maria Beach informou que o temporal registrado em Palmas na noite desta terça provocou o desabamento de parte da estrutura provocando ferimentos em algumas pessoas e que prestou total assistência aos feridos e seus familiares.

 

Tenda desabou sobre clientes em badalado restaurante em Palmas. Foto: Divulgação

 

 

Na Universidade Federal do Tocantins (UFT), os ventos derrubaram árvores e destruiu a cobertura de tendas, interditando parcialmente o acesso de pessoas aos blocos 1 e 2 ficou. Ruas alagadas e quedas de árvores na cidade também foram registradas. Foram quase cinco horas de chuva.

 

17.314 raios concentrados caíram em Palmas e seu entorno

 

Várias quadras de Palmas e seu entorno ficaram sem energia. Nas quadras 509, 305, 405, 407, 603 e 605 Sul alguns moradores chegaram a ficar quase duas horas sem energia elétrica. Segundo a Energisa, isso ocorreu porque os ventos e os raios atingiram a rede de energia provocando o que a  empresa chamou de “religamentos” por parte do sistema de segurança, ou seja quando a energia oscila - pisca ou desliga rapidamente. Ao todo, durante a chuva, caíram 17.314 raios concentrados em Palmas e seu entorno.  

 

Áreas em vermelho mostram incidência de raios. Fonte: Energisa

 

 

Segundo a concessionária, equipes extras foram acionadas para atender às emergências à noite e ainda permanecem nesse trabalho durante o dia de hoje. Sobre o número de ocorrências registradas e danos, a empresa ficou de emitir um boletim ainda na manhã desta quarta-feira, 4.

 

Palmas

 

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Palmas deve registrar mais chuvas nesta quarta, com temperaturas que oscilam entre 22º C (mínima) e 32º C (máxima) e umidades entre 55% (mínima) e 95% (máxima). Pela manhã, o tempo estará nublado com pancadas de chuvas e trovoadas isoladas. À tarde e a noite deve manter-se nublado e encoberto com pancadas de chuvas e trovoadas isoladas. Os ventos serão de fracos a moderados.

 

Tocantins

 

De acordo com os avisos meteorológicos atualizados, em destaque ao do Inmet, toda a região do Jalapão e as regiões Sudeste, Sul, Oeste e Central do Tocantins, encontram-se em risco da ocorrência de chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia nesta quarta-feira, 4. Além disso, para essas regiões, devem prevalecer ventos intensos, entre 40 e60 km/h. Com as chuvas, há a possibilidade de ocorrência de raios.

 

Segundo a Defesa Civil Estadual, foi registrado na noite desta terça-feira, 3, para 4 de dezembro, em Palmas, um volume de 30,4mm de chuvas, rajadas de aproximadamente 31,0km/h de ventos. Ainda segundo o órgão, a quantidade ou a densidade de raios na região de Palmas foram significativos, embora essa região seja uma suscetível a uma densidade elevada de registro de descargas atmosféricas.

 

A tendência é que os próximos dias também sejam de mais chuvas, claro antecedidas de ventos e raios. Em caso de chuvas, a Energisa orienta que as pessoas tomem os seguintes cuidados:

 

• Fiquem distante dos cabos partidos;

• Caso um cabo partido caia sobre o veículo, fiquem dentro do carro e chamem a concessionária pelo 0800 721 3330 ou o Corpo de Bombeiros 193; 

• Retirem todos os aparelhos eletroeletrônicos das tomadas e desligue os fios de antena dos aparelhos;

• Evitem o uso do telefone com linha durante a tempestade com raios;

• Fiquem longe de árvores e evite ficar próximo de estruturas altas como torres de telefone ou de energia elétrica;

• Mantenham distância das tomadas, janelas e portas metálicas;

• Jamais se aproximem de fios partidos ou caídos, nem toquem em pessoas ou objetos que estejam em contato com a rede elétrica;

• Afastem-se de campos abertos;

• Permaneçam dentro do carro, pois ele garante isolação em caso de descargas atmosféricas;

• Mantenham-se longe de rios, córregos, lagoas etc;

• Chuveiro ou torneira elétrica (secador, chapinha, entre outros) devem ser desligados.

 

 

 

 

Comentários (0)