Palmas terá Dia Mundial Sem Carro com entrega de bicicletários e passeio ciclístico

Os 20 bicicletários foram instalados devido à demanda da população, que muitas vezes precisa deixar suas bicicletas nas estações e continuar seu trajeto para o trabalho de ônibus

20 bicicletários foram instalados em toda a cidade
Descrição: 20 bicicletários foram instalados em toda a cidade Crédito: Regiane Rocha

Neste sábado, 22, quando se comemora o Dia Mundial Sem Carro, a Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana, celebra a data com a entrega de 20 bicicletários à comunidade, para incentivar a interação entre os modais de transporte. A programação inclui também um passeio ciclístico e ações de educação para o trânsito na faixa de pedestre na Avenida JK.

 

O passeio ciclístico começa às 8h30, saindo do estacionamento do Palácio Araguaia, sentido Leste, passando pela JK até a faixa de pedestre em frente ao prédio da Prefeitura de Palmas. No local haverá uma interação artística com a equipe de Educação para o Trânsito da Sesmu com o objetivo de chamar a atenção para o respeito à faixa e ao pedestre. Logo em seguida a prefeita Cintia Ribeiro e a secretária Wélere Barbosa fazem a entrega dos bicicletários, com a inauguração do equipamento que fica na rua de pedestre ao lado do BookCafé, na Avenida JK.

 

Ao todo são 20 unidades instaladas pela Cidade e alguns locais receberam mais de uma peça devido à grande demanda. Os locais onde foram instalados os equipamentos são: em todas as estações de transporte coletivo, praias das Arnos e dos Buritis, Posto de Saúde do Taquari, Ginásio Ayrton Senna, Praça da Igreja na Avenida Tocantins em Taquaralto, Restaurante Comunitário da região Sul, Feira da 304 Sul e nas quatro ruas de pedestre que dão acesso à Avenida JK na 104 Sul e Norte.

 

De acordo com a prefeitura, os equipamentos foram instalados devido à demanda da população, que muitas vezes precisa deixar suas bicicletas nas estações e continuar seu trajeto para o trabalho de ônibus. “Nesse dia em que comemoramos o Dia sem Carro, nada mais apropriado do que entregarmos esses equipamentos que incentivem o uso alternativo de deslocamento”, secretária Wélere.

 

Dia Mundial sem Carro

 

Celebrado no dia 22 de setembro, a data é uma iniciativa popular que vem se difundindo no mundo para diminuir a poluição e efetivar a mobilidade urbana. Dessa forma, o principal objetivo do Dia Mundial sem Carro, como o seu próprio nome indica, é estabelecer um dia em que as pessoas apenas utilizem os seus automóveis em caso de real necessidade, procurando o uso de transportes de massa ou de bicicletas. A depender do caso, vale também ir a pé, quando as distâncias são menores. Com isso, espera-se que as pessoas emitam menos poluentes oriundos dos meios de transporte e tenham uma vida mais saudável.

Comentários (0)