Palmas terá encontro de mulheres cooperativistas nesta sexta-feira

O evento é gratuito e capacitará mulheres para liderança e protagonismo

Superintendente do Sistema OCB, no Tocantins, Maria José Oliveira
Descrição: Superintendente do Sistema OCB, no Tocantins, Maria José Oliveira Crédito: Divulgação

Com o tema Liderança e Protagonismo, o Sistema OCB/TO promove um encontro de incentivo à participação feminina no cooperativismo. O XI Encontro de Mulheres Cooperativistas será realizado nesta sexta-feira, 6, das 9h30 às 16h30 no Hotel Girassol Plaza, em Palmas, com o tema “Mulheres construindo o cooperativismo do futuro”. 

 

Como agentes da transformação, a participação das mulheres é fundamental no desenvolvimento do cooperativismo. Em 2018, 48% dos funcionários das cooperativas eram mulheres. Entre mais de 14 milhões de cooperados, 36% são mulheres e entre dirigentes apenas 25% são mulheres.

 

Assim, com o intuito de promover o fortalecimento da participação das mulheres cooperativistas e engajar as que tenham esse interesse, o evento tratará de assuntos como a igualdade de gêneros, o desenvolvimento de pessoas e comunidades e o futuro que queremos para o cooperativismo.

 

De acordo com a superintendente do Sistema OCB, no Tocantins, Maria José Oliveira, as mulheres se fazem cada dia mais presentes no cooperativismo, mas ainda assim, é preciso incentivar a liderança e a participação. “As mulheres cooperativistas estão cada vez mais atuantes e preparadas. Graças aos esforços pessoais e, também das oportunidades que hoje lhes são ofertadas. Mas ainda, há um longo caminho a percorrer para ampliar essas oportunidades e condições para todo o quadro social das cooperativas. Aproveito para fazer um convite especial para as mulheres que fazem parte das cooperativas, para que juntas possamos discutir sobre o Cooperativismo que queremos no Tocantins com a participação efetiva das mulheres”, convida Maria José. 

 

Entre as palestrantes está a especialista em Cooperativismo e Sustentabilidade, Camila Luconi, que assegura ser um momento ideal para debater o tema e aumentar a representatividade feminina. “Acredito que dentro do nascimento do Cooperativismo a equidade de gênero era forte, com o passar dos anos tivemos queda nos números, mas temos vocação! Hoje estamos em um momento de resgatar esse potencial e melhorar os índices”, afirma Camila. 

 

Cooperada há mais de 15 anos

 

A vice-presidente da Liga Feminina de Prevenção e Combate ao Câncer, Elza Peres é cooperada ao Sicoob há 18 anos. Sobre a atuação feminina no Cooperativismo, ela afirma que “a mulher deve estar presente em todas as áreas, existem vários segmentos, dentre eles, o Cooperativismo, que podemos atingir e promover a união feminina. Para quem deseja se engajar eu indico compromisso e garra, é preciso falar bem da sua cooperativa e fazer com que as pessoas acreditem naquilo que será defendido”, conclui.   

 

 

Público

 

O evento é voltado às Mulheres vinculadas às cooperativas do Tocantins (associadas, cooperadas, colaboradoras, esposas e filhas de associados).

 

 

Confira a programação

09h30 – Welcome coffee

10h00 – Abertura institucional 

Com Ricardo Khouri, presidente do Sistema OCB/TO.

10h30 – Palestra “Cooperativismo e a igualdade de gêneros”

         Com Divani Ferreira de Souza, analista de desenvolvimento social do Sistema OCB.

12h00 – Almoço de integração

13h30 – Palestra “Desenvolvendo pessoas e comunidades através da cooperação”

         Com Camila Luconi, especialista em cooperativismo e sustentabilidade do Sicredi

15h30 – Bate-papo “O futuro que queremos”.

16h30 – Encerramento.

 

 

 

Comentários (0)