Palmas teve registro de chuvas, mas temperaturas altas continuam nesta sexta-feira

Os termômetros devem alcançar a máxima dos 40°C, conforme o boletim do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec), divulgado pela Defesa Civil do Município

Tempo segue instável e com altas temperaturas na Capital
Descrição: Tempo segue instável e com altas temperaturas na Capital Crédito: Secom Palmas

Palmas foi agraciada com pancadas de chuvas ontem, 19. Os registros aconteceram em regiões isoladas e muitas pessoas foram pegas de surpresa e festejaram os poucos minutos de chuvas. Para esta sexta-feira, 21, as altas temperaturas devem continuar e os termômetros devem alcançar a máxima dos 40°C, conforme o boletim do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec), divulgado pela Defesa Civil do Município.

 

Segundo o professor e meteorologista do Núcleo Estadual de Meteorologia e Recursos Hídricos da Universidade Estadual do Tocantins, José Luiz Cabral, mesmo contrariando as previsões, é normal que as chuvas aconteçam devido às altas temperaturas registradas nas últimas horas.

 

“As chuvas que vêm acontecendo no mês de setembro, do ponto de vista climatológico, são consideradas normais. Devemos considerar também que o tempo está passando por um período de transição, ou seja, estamos saindo do longo período de estiagem e nos aproximando do início do período chuvoso. É normal que ocorram essas pancadas de chuvas”, destacou o meteorologista.

 

O professor também explica que uma forte massa de ar quente vem se formando no Estado. “O Tocantins está sendo acometido por uma forte massa de ar quente e seco, o que inibe a entrada da umidade do ar deixando o tempo seco. Nos últimos dias a massa de ar enfraqueceu, o que possibilitou a entrada de umidade. Com a associação da alta umidade e o calor excessivo, que chegou a marca dos 39°C, vem produzindo as chuvas”, disse, acrescentando que a tendência é que o tempo continue com muita instabilidade.

Comentários (0)