Palmas treina pessoal para testes rápidos e destinará UPA Sul para atender Covid

A partir da próxima semana, município instalará três unidades para testes rápidos da Covid-19 na capital, apenas para quem apresentar os sintomas da doença. UPA Sul será isolada para atender casos...

Daniel Zemuner, secretário de Saúde
Descrição: Daniel Zemuner, secretário de Saúde Crédito: Divulgação

A partir da próxima semana, primeira do mês de abril, a prefeitura de Palmas implementará mudanças para atender o período mais crítico que se espera da disseminação do Corona Vírus na Capital.

 

A informação é do secretário Daniel Borini Zemuner ao T1 Noticias nesta terça-feira, 31 de março. Com 100 kits de testes rápidos disponíveis, a pasta inicia treinamento nesta quarta e quinta feiras, para preparar servidores municipais da área de Saúde para atender as testagens rápidas que começarão a ser realizadas pelo município.

 

“Estamos adquirindo estes testes, utilizando os mecanismos legais que temos, e buscando o melhor preço. Na semana que vem, se tudo correr bem, começaremos a testagem por conta própria, uma vez que até agora estamos dependendo do Lacen, que a exemplo de outros laboratórios pelo País, está sobrecarregado”, informou Daniel Zemuner.

 

Testes rápidos vão ajudar a controlar disseminação do vírus

 

Com o início dos testes no município para pacientes sintomáticos, a tendência é aumentar a notificação. Para isto o município se prepara para instalar três postos de coleta e testagem da Covid-19.

 

“É um teste rápido, cujo resultado sai em 15 minutos, mas que tem peculiariedades. Se não for aplicado com critério, pode apresentar falso negativo. No caso dos positivos vamos ainda precisar do PCR, e utilizaremos o Lacen, que está credenciado pelo Ministério da Saúde, mas pelo menos poderemos exercer um melhor controle da cadeia de disseminação do vírus na nossa cidade”, explica Daniel Zemuner.

 

Três unidades testando e UPA SUL atenderá casos de média gravidade

 

O município pretende entrar na segunda fase de enfrentamento da doença, ativando o que chama de “Unidades sentinela”, nas três regiões da cidade: Norte, Sul e centro do Plano diretor.

 

“Estamos usando da prerrogativa da dispensa de licitação para adquirir os kits com a rapidez que o momento exige, e na próxima semana a providência será isolar a UPA Sul para atendimentos de casos de média complexidade. Os mais graves deverão ser encaminhados para a rede hospitalar”, explica o secretário de Saúde do Município.

 

Para implantar o atendimento na UPA Sul, a Cidade de Palmas montará 12 leitos, com respiradores mecânicos e monitores. “Vamos usar os 12 que nós já temos, pois não se encontra atualmente no mercado para comprar”, explica o gestor da pasta. O município prepara ainda a cotratação de profissionais de saúde: médicos, enfermeiros e técnicos para reforçar o atendimento.

 

Zemuner informa estar em contato permanente com o secretário de Saúde do Estado para gerenciar a crise provocada pela pandemia, de forma que cada ente assuma sua responsabilidade. “Hospital de campanha não é atribuição do município montar. Até por que requer equipamentos, pessoal,  insumos, treinamento, que cabe à rede estadual fornecer”, finalizou.

Comentários (0)