Para economizar, Seisp reativa fábrica de calçamento e usina de lama asfáltica

Com capacidade de produzir até 8 mil peças dias, prefeitura reativou fábrica de blocos para calçamento e piso intertravado, parando de comprar de terceiros. Lama asfáltica também já é produzida

Crédito: t1 Notícias

 

Duas máquinas que estavam fora de funcionamento na prefeitura de Palmas, foram recuperadas e estão fazendo muita diferença na Seisp – Secretaria de Infra-Estrutura e Serviços Públicos de Palmas.

 

Com elas, a prefeitura está fabricando blocos de concreto -  o intertravado  - para fazer calçamento de praças e áreas públicas em geral, e também lama asfáltica para a recuperação da malha viária nas quadras mais antigas da capital.

 

“Quando nós assumimos, mandamos consertar a máquina que fabrica os bloquetes e promovemos um curso de capacitação para o nosso pessoal poder operar”, explica Marcílio Ávila ao T1 Notícias em visita ao galpão da secretaria onde funciona a pequena fábrica.

 

“Nossa capacidade de produção é de oito mil peças dias”, mostra o secretario, enquanto o pessoal trabalha. A produção deste mês começará a ser utilizada na Praça do Relógio, projeto em parceria com alunos de Engenharia da UFT que está revitalizando a rotatória do Mumbuca na região central da capital.

 

Lá, além da parte urbanística, que contará com o calçamento e os jardins, a praça exibirá um grande relógio, cuja engrenagem foi projetada pelos alunos da universidade. “Esta é uma das parcerias que fizemos e que vai devagar mudando o aspecto da cidade”, conta Marcílio.

 

Lama asfáltica

 

Do outro lado do pátio, está o caminhão, que traz na carroceria uma pequena fábrica de lama asfáltica. “Este também estava parado. Recuperamos  a mini usina e estamos produzindo a lama asfáltica com a qual estamos recuperando a 1104 Norte”, conta o secretario.

 

Duas quadras já estão em andamento no processo de recuperação, informa Ávila: a 108 Norte, que a EHL está executando, e a 1104 Norte. “Mas temos um planejamento para ir fazendo outras enquanto durar o período de estiagem”, adianta o secretário.

 

A economia, quando a própria prefeitura faz a obra, é imensa, garante Marcílio Ávila.

 

“Temos quadras aqui em Palmas, com asfalto de 15 anos. Este trabalho é para revitalizar o asfalto, corrigindo imperfeições e colocando uma capa protetora de 2 milímetros para impermeabilizar a via. Assim estaremos prevenindo um problema, e evitando o tapa buracos em período de chuva nestes locais”, explica.

Comentários (0)