Para incentivar a prática de esporte, Miracema participa do desafio 'Viva Vôlei'

A ação tem como objetivo incentivar a prática do esporte mesmo em período de quarentena, sozinho e/ou em família e repassar dicas de exercícios que envolvam os fundamentos do Voleibol.

Crédito: Divulgação

A Prefeitura de Miracema do Tocantins, por meio da Secretaria Municipal de Educação participou do Desafio Nacional Viva Vôlei, lançado pelo Instituto Viva Volêi a todos os alunos e professores dos municípios que aderiram ao projeto.

 

Segundo o Instituto a ação tem como objetivo incentivar a prática do esporte mesmo em período de quarentena, sozinho e/ou em família e repassar dicas de exercícios que envolvam os fundamentos do Voleibol em um vídeo de no máximo 30 segundos com a hashtag #VivaVoleiEmCasa.

 

“Acreditamos que o Programa Viva Vôlei com o objetivo de incentivar a prática de atividade física, mesmo nesse período de pandemia, propôs esse desafio para mostrar como as crianças estão engajadas no Programa e o quanto elas necessitam de atividades que possibilitem exercitar-se e educar o próprio corpo”, ressaltou a coordenadora municipal do Programa Viva Vôlei, pedagoga e ex-atleta, Jaqueline Lima Caldeira.

 

Para a para a professora de Educação Física, Daniela Brito, “realizar o desafio foi muito gratificante, pois pudemos ter a percepção da importância social dos ensinamentos e o quão significativo tem sido não apenas na modalidade do voleibol, mas também como aprendizados para vida dos alunos e comunidade escolar envolvida”, pontuou a educadora.  

 

O projeto é chancelado pela Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) e foi viabilizado pela parceria da Prefeitura de Miracema, por meio das Secretarias Municipais de Educação (Semed); Esporte, Juventude e Cultura, com a Federação Tocantinense de Vôlei (FTV), o Instituto Viva Vôlei e o Banco do Brasil.

 

Viva Vôlei

 

Programação de inclusão esportiva e social, o Viva Vôlei oferece aulas de ‘minivôlei’ às crianças. Toda a estrutura, tamanho da quadra, redes, bola, é adaptada para a faixa etária de 7 a 14 anos, a fim de otimizar as condições físicas e motoras e a capacidade técnica das crianças. As atividades têm duração de 60 minutos, em turmas com até 24 alunos, em que meninos e meninas compartilham o mesmo espaço.

 

Criado em 1999, o Instituto Viva Vôlei, qualificado como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), tem como objetivo utilizar o esporte para sociabilizar crianças de 7 a 14 anos. Atualmente, existem 77 núcleos ativos espalhados por 18 estados brasileiros. As escolas atendidas apresentam, como diferencial, o fato de serem as únicas devidamente aparelhadas para o ensino do minivôlei ao público infantil no Brasil.

 

Lançamento do programa em Miracema

 

O lançamento do Programa Viva Vôlei, realizado no dia 4 de agosto de 2019, contou com a presença do campeão olímpico e embaixador do Banco do Brasil Marcelo Negrão, ouro nos Jogos de Barcelona, em 1992. Oportunidade em que as crianças puderam ouvir mais sobre a vida do ex-atleta, a importância do esporte, além de jogar vôlei e tirar fotos com o ídolo.

 

“Prefeito, o que você está fazendo é algo muito importante, que vai marcar a vida dessa garotada. Esporte é educação, é disciplina, é trabalho em equipe e, com certeza, ajuda no desenvolvimento e formação de uma criança. Mesmo que não se tornem atletas, o que vale é o conceito de se tornarem cidadãos melhores e importantes para a sociedade, capazes de fazer a diferença”, ressaltou Marcelo Negrão.

 

Comentários (0)