Para reforçar segurança em Palmas, Amastha assina convênios com órgãos federais

Serão celebradas parcerias com a PF, UFT E IFTO para melhorias na segurança de Palmas.

O prefeito Carlos Amastha e o secretário de  Segurança Defesa Civil e Trânsito, Francisco Viana, assinam Termo de Intenção de Convênios nesta sexta-feira, 22, com representantes da Universidade Federal do Tocantins (UFT),   Instituto Federal do Tocantins (IFTO) e da Polícia Federal no Estado (PF). As  assinaturas  acontece  às 8h30, na sede do Instituto de Previdência Social do Município de Palmas (PreviPalmas).

 

Com a  Polícia Federal e a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) o termo refere-se a convênio para que a Guarda Metropolitana de Palmas (GMP), exerça o policiamento interno da área do aeroporto, através da parceria e suporte técnico da Infraero, Polícia Federal e Polícia Civil.  De acordo  com a Secretaria de Segurança, Defesa Civil e Trânsito,  o objetivo é desenvolver ações de controle de embarque armado e registro de ocorrência.

 

Segundo  com o secretário da pasta, Francisco Viana,  a GMP terá uma base fixa  no saguão do Aeroporto Brigadeiro Lysias Rodrigues. “Faremos o controle de embarque armado e registro de ocorrências, como também a segurança do local por videomonitoramento”, disse Viana.

 

UFT-TO

Já o  convênio com a Universidade Federal do Tocantins (UFT) possibilitará o compartilhamento da rede metropolitana de fibra ótica. “Com esta parceria iremos ampliar a atividade de rádio comunicação da nossa guarnição, melhorar  captação de imagens das nossas câmeras de videomonitoramento, e dar a manutenção dos equipamentos da rede”, disse Viana.

 

IFTO

A parceria com o Instituto  será feita  para o desenvolvimento de equipamentos que realizarão vigilância pública por meio de veículo aéreo  não tripulado (VANT), conhecido como drone.

 

Será desenvolvido no prazo de 12 meses, um projeto experimental, através do  projeto de pesquisa do IFTO, VASA (Veículo Aéreo Sempre Alerta), onde em parceria com a Guarda Metropolitana de Palmas, Polícia Militar,  serão usados  Veículos Aéreos Não Tripulado (VANT), em uma área comercial da Capital, através do projeto Guardião Comercial,  com o objetivo de melhorar  o trabalho de monitoramento e segurança da Capital.

 

Participam da assinatura dos convênios, o reitor da Universidade Federal do Tocantins (UFT),  Marcio Antônio da Silveira, o  reitor do IFTO, Francisco Nairton do Nascimento, o superintendente em exercício da Polícia Federal, Almir Clementino Soares.

 

Comentários (0)