Paranã será sede da 1ª Conferência Regional de Promoção da Igualdade Racial

Paranã com população majoritariamente negra, é o primeiro e único município no Estado que tem uma Secretaria para tratar especificamente da igualdade racial

Conferência discute situação de quilombolas
Descrição: Conferência discute situação de quilombolas Crédito: Divulgação

No próximo dia 22 de junho, a partir das 8 horas, o município de Paranã sediará a 1ª Conferência Regional de Promoção da Igualdade Racial. O evento montará palco na feira coberta da cidade e terá como objetivo principal, abrir discussões sobre a situação das comunidades quilombolas da região e outros aspectos relacionados à igualdade entre as raças.

Representantes de 27 municípios do sudeste do Tocantins estarão presentes no evento que terá como tema “Democracia e Desenvolvimento: Por Um Brasil Afirmativo.” Outro objetivo importante da conferência será o de eleger os delegados que irão representar a região na III Conferência Nacional de Igualdade Racial. Esta é a primeira vez que Paranã promove um evento de amplitude regional para discutir essa temática.  

O prefeito Edson Lustosa afirma que sediar uma conferência desse tipo é uma honra para a cidade.  Segmentos da sociedade civil, poder público, educadores, estudantes e pessoas ligadas a expressões artístico-culturais da região serão convidados para a conferência. 

Secretaria de Igualdade Racial

Seguindo exemplo do governo federal (que criou a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial), um dos primeiros atos da atual administração foi criar a Secretaria Municipal de Igualdade Racial. Segundo levantamentos do último censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), com 87% pretos e pardos, ficou contatado que a população do município é majoritariamente negra.  

Com essa iniciativa, Paranã ostenta, atualmente, o fato de ser o primeiro e único município no Estado que tem uma Secretaria para tratar especificamente da igualdade racial. "Depois de muitos anos fora do país, sinto-me privilegiado pela oportunidade de poder servir o povo da cidade onde cresci como o primeiro e único Secretário de Igualdade Racial do Estado do Tocantins." afirma o Secretário Enedino Benevides Neto.  Para ele, todo trabalho a ser feito no momento ainda é pouco, considerando a realidade de Paranã.

Palestrantes confirmados

O evento contará com a participação de Nuno Coelho,Coordenador Geral dos APNs -Agentes da Pastoral Negra do Brasil e Assessor da Fundação Cultural Palmares bem como do Professor, Coordenador Pedagógico, Historiador e Escritor, Maximiano Santos Bezerra. Participam também da programação, Maria Luiza Barbosa da Silva que é professora, Coordenadora do Instituto Arte Afro de Direitos Humanos e APNs bem como o Assessor Afrodescendentes do Estado, Professor, Historiador, Especialista em História Africana e cultura do negro no Brasil, André Luiz Gomes da Silva.

Maria Aparecida Matos, Professora da Universidade Federal do Tocantins (campus de Arraias-TO), atuante no movimento em prol da mulher negra e Cleusa S. Benevides Bezerra, escritora, membra da Academia Tocantinense de Letras também constam como palestrantes na programação.

As inscrições são gratuitas e já estão abertas ao público interessado. A comissão organizadora alerta que apesar de ainda estarmos no início do mês, é de extrema importância que as inscrições sejam feitas o mais antecipadamente possível pelo telefone/fax (63) 3371-1325, ou pessoalmente na prefeitura de Paranã.

Comentários (0)