Parceria com arquitetos promove UTI pediátrica humanizada em Araguaína

Parceria foi firmada entre Prefeitura de Araguaína e Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU) na tarde de ontem. Arquitetos vão elaborar gratuitamente projeto moderno para leitos

Após parceria firmada, houve visita às obras
Descrição: Após parceria firmada, houve visita às obras Crédito: Fotos: Marcos Filho

O prefeito Ronaldo Dimas se reuniu com arquitetos de Araguaína e representantes do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU), que apresentaram projeto de humanização dos leitos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Pediátrica. Definida a parceria, após a reunião, houve visita na obra em construção no Hospital Municipal Eduardo Medrado.
 
Dimas gostou da iniciativa e parabenizou os arquitetos que estão empenhados em colaborar com o layout dos leitos da UTI e outros espaços do hospital. “Todo o material como tintas será de responsabilidade do Município. A colaboração de vocês, no desenho adequado para o espaço, escolha de cores, por exemplo, será muito importante”, destacou o prefeito.  

 

Humanização

De acordo com o secretário da Saúde, Jean Coutinho, o objetivo principal da parceria com os arquitetos é tornar o ambiente lúdico, moderno e humanizado. “O layout moderno, com paredes brancas e decoração adequada, de acordo com o Ministério da Saúde (MS), colabora com a recuperação dos pacientes”, disse.
 

Parceria social
 

O projeto tem também por objetivo incentivar o trabalho social de entidades, empresas e da população junto aos equipamentos públicos, sendo que outros segmentos serão convidados a participar. “Podemos envolver empresas que façam o jardim do hospital, por exemplo, na área externa. É muito importante que a comunidade perceba que não é só o governo, o responsável pelos espaços públicos, mas todos nós”, destacou o gerente do CAU, Matozalem Santana.
 

A autora do projeto urbanístico da UTI, arquiteta Ana Paula Feliciano, destacou que com as habilidades de cada um farão um ambiente clean. “Primeiro vamos fazer um estudo de caso, quais as cores, o que podemos realmente utilizar no espaço, depois vamos criar um grupo que desenhará para a UTI, com concordância e mesma linguagem. Os outros espaços do hospital podem ser desenhados individualmente”, explicou.
 
 

Obra

 

A Prefeitura de Araguaína iniciou a obra para instalação da UTI Pediátrica, em abril deste ano. A execução da obra é de até 120 meses e a expectativa é de que seja entregue já funcionando, com os equipamentos instalados. A UTI será no Hospital Municipal Eduardo Medrado.

 
A obra está orçada em torno de R$ 395 mil e serão 10 leitos. Após três meses em funcionamento, o Ministério da Saúde fará a habilitação da unidade.

 

Comentários (0)