Parceria entre secretarias da Saúde do Estado e Município deve desafogar HGPP

A intenção, segundo as informações, é atingir a meta de 10 mil cirurgias eletivas por ano, o que vai resultar no desafogamento do HGPP.

Uma visita conjunta ao prédio da atual UPA SUL (Aureny II) e ao antigo prédio (Aureny I), feita na tarde de sábado, 5, pelos titulares das pastas da Saúde, Vanda Paiva, do Estado e Walter Balestra, do Município de Palmas, pode representar um passo significativo em direção  ao entrosamento entre as duas secretarias. O objetivo é a integração de ações em prol da população de Palmas e região.


A secretária Wanda Paiva considera muito importante a parceria entre o Município e o Estado. Isso porque, segundo ela, nem o Estado consegue fazer muitas coisas sozinho nem a Prefeitura da mesma forma. De acordo com a secretária, o problema é que “hoje estamos com um atendimento de urgência muito grande no HGPP (Hospital Geral Público de Palmas) e não temos espaço para fazer cirurgias eletivas”.


A questão será resolvida da seguinte forma: a Prefeitura de Palmas devolve ao Estado o prédio onde funcionava no Aureny I a UPA SUL (hoje, instalada em  prédio novo, no Aureny II); o Estado reforma o prédio, e, em parceria com a Prefeitura de Palmas e com a Universidade Federal do Tocantins, transforma o prédio em um hospital para fazer as cirurgias eletivas.


Para Walter Balestra, o entrosamento tem como objetivo encurtar a distância que existia entre o município de Palmas e o Estado. “Estado e Município têm muitas ações em conjunto. E esta é uma das realizações dessas ideias. Nós não temos como realizar cirurgias eletivas, mas o Estado tem. E é isso que a gente vai fazer nesse prédio”, explicou o secretário municipal.


A medida resultará no desafogamento do HGPP, na redução do tempo de espera dos pacientes e assim, segundo a secretária “ nós vamos conseguir a nossa meta de fazer 10 mil cirurgias eletivas por ano”.


Nesse contexto, o Estado entra com a administração da obra, o hospital; a Prefeitura com a regulação, não só os pacientes de Palmas, mas de toda a região da Capital, e a UFT, com os equipamentos, residentes e alunos em período de estágio.
 

(Erasmo Damasceno)

Comentários (0)