Pedalaço ocorre em Araguaína sensibilizando o Maio Amarelo; programação até dia 30

Passeio mobilizou 350 ciclistas, pedestres e patinadores no último sábado. Ação faz parte da Campanha Maio Amarelo que vai até dia 30, com palestras, simulação de acidentes e blitzen

Pedal Amarelo leva dicas e sensibiliza araguainenses
Descrição: Pedal Amarelo leva dicas e sensibiliza araguainenses Crédito: Marcos Sandes/Ascom

Mais de 350 participantes, entre ciclistas, pedestres e patinadores, participaram do 3º Pedal Amarelo no último sábado, 18, em Araguaína. Em um percurso pelas principais ruas da cidade, com saída e chegada na Via Lago, o evento levou dicas e sensibilizou sobre a parte mais vulnerável no trânsito.


“É muito importante que saibamos nossos direitos e deveres para que diminuam os acidentes. O nosso objetivo é chamar a atenção para que as pessoas usem as dicas de segurança umas com as outras e consigo mesmas”, assegurou o diretor de Educação para o Trânsito da Agência de Segurança, Transporte e Trânsito (ASTT), Claudiel Santos.



O Pedal Amarelo faz parte da Campanha Maio Amarelo e teve o apoio dos grupos Amigos do Pedal, MTBiker’s, Cross Trilha, JNAF Bicycles, Batons do Cerrado, Futuros Atletas, Autobicicletão e Serviço Social da Indústria (Sesi). Com o tema “No trânsito, o sentido é a vida”, o movimento realiza várias ações na cidade até o dia 30, como palestras, simulação de acidentes e blitzen. 


Papel de cada um


Para o administrador e ciclista Raimundo Lima, que participou do Pedal Amarelo, todos devem se conscientizar do papel de cada um para um trânsito mais seguro. “É fundamental que a comunidade se envolva nessas questões de trânsito, já que um trânsito seguro é para benefícios de todos”.



Já a professora Iva Silva levou o filho Lucas, de 13 anos, para o movimento e falou da busca pela sensibilização das futuras gerações. “Trouxe o meu filho porque nós somos uma parte vulnerável no trânsito, então fazemos parte desse movimento para chamar a atenção das pessoas para um trânsito seguro tanto para quem estar dirigindo quanto para ciclistas e pedestres”.



Dicas


Entre as dicas repassadas durante o evento para os ciclistas é o uso do capacete de proteção. Outra dica fundamental, segundo o diretor Claudiel Santos, é colocar farol na bicicleta para quando for pedalar à noite e jamais ir na contramão.


 
“O correto é pedalar na mesma direção dos veículos. Evitar trafegar junto aos ônibus e caminhões. Em ruas com paradas de ônibus não é recomendado ficar na pista da direita, mas na pista do meio ou na segunda pista da direita. Em cruzamentos e esquinas este também é o local mais seguro”, informou o diretor.



Maio Amarelo


O Maio Amarelo é um movimento internacional de mobilização e sensibilização por um trânsito seguro. A ação em Araguaína é uma realização da Prefeitura de Araguaína, por meio da ASTT e parceiros: Polícia Rodoviária Federal (PRF); Departamento de Trânsito (Detran/TO); Corpo de Bombeiros; Serviço Móvel de Urgência e Emergência (SAMU/192); além de instituições, empresas e entidades.

Programação 


Dia 20 (segunda-feira)
17h - Blitz Educativa (Avenida Cônego João Lima, Setor Entroncamento).
 
Dia 21 (terça-feira)
8h e 15h – Palestra educativa (Escola Municipal Luiz Gonzaga, Setor Costa Esmeralda).
 
Dia 22 (quarta-feira)
17h30 – Simulação de acidente de trânsito (local a definir).
 
Dia 23 (quinta-feira)
18h30 - Palestra educativa (Empresa Tô no Lucro).
 
Dia 27 (segunda-feira)
19h - Palestra educativa para mototaxistas (Cooperativa de Mototaxistas, Bairro São João).
 
Dia 30 (quinta-feira)
7h – Encerramento do Maio Amarelo com blitz educativa (Avenida Filadélfia, próximo ao Quartel do 2º Batalhão de Polícia Militar (BPM).

Comentários (0)