Pequenos escritores: alunos do Cmei Fontes do Saber lançam seus próprios livros

Eles tiveram a oportunidade de escrever o seu primeiro livro por meio de uma parceria com a “Estante Mágica”, uma plataforma de projetos pedagógicos para escolas

Crédito: Divulgação

Os alunos do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Fontes do Saber, localizado no setor Taquari, terão uma tarde especial nesta quinta-feira, 12, quando ocorre a “Sessão de Autógrafos” que acontece às 17 horas, na sede da unidade estudantil, com a participação de 54 pequenos escritores, alunos do 2° período da Educação Infantil, além de apresentações culturais para recepcionar a comunidade escolar.

 

Estes estudantes tiveram a oportunidade de escrever o seu primeiro livro por meio de uma parceria com a “Estante Mágica”, uma plataforma de projetos pedagógicos para escolas.

 

 

 

 

Segundo a diretora do Cmei, Iolanda Lima, várias atividades foram desenvolvidas em sala de aula com o objetivo de estimular a leitura, a escrita e a interpretação de textos, o que resultou na produção que foi encaminhada à ‘Estante Mágica’ para a digitalização e impressão dos 95 livros que serão autografados.

 

Chirley Ferreira de Almeida Miranda, uma das professoras responsáveis pelo desenvolvimento do projeto conta que quando falou com as crianças sobre o projeto elas se mostraram surpresas, curiosas e pareciam não acreditar que criariam uma história e se tornariam escritores.

 

“No decorrer do processo foram se empolgando, a imaginação foi fluindo e começaram a responder cada vez mais ao propósito do projeto, de forma que ao chegar ao final do período, todos surpreenderam e construíram lindas histórias”, afirma a professora. “Para nós professoras, também foi um grande desafio e ao mesmo tempo um presente que nos levou a viver uma experiência de aprendizagem e emoção”, comemora.

 

 

 

 

Estante Mágica

 

A “Estante Mágica” é uma plataforma que transforma as crianças em apaixonadas por leitura. O projeto oferece aos alunos de Educação Infantil e Fundamental 1, ferramentas pedagógicas e incentivo para escreverem histórias que logo vão parar no papel e se transformam em livros com ilustrações.

 

A plataforma tem parcerias com escolas de todo o Brasil e disponibiliza acesso completo e gratuito às suas ferramentas de projetos pedagógicos. Cada instituição deve cadastrar seus alunos, escolher o plano de aula que quer aplicar em cada turma, e assim é gerado um material personalizado para a criação da história de cada pequeno autor.

 

Com o apoio dos professores, as crianças são estimuladas a criar dentro das salas de aula. Depois desse processo, os textos são transformados em livros que podem ser comprados. Hoje a plataforma conta com mais de três mil escolas parceiras e já apoiou mais de 250 mil pequenos escritores a soltarem a imaginação no papel.

 

Comentários (0)