PF muda horário de emissão de passaportes e atendimento a estrangeiros

Emissão de passaportes e atendimentos de estrangeiros será no período da manhã...

A partir do dia 1º de agosto, a Polícia Federal (PF) passa a emitir passaportes e atender estrangeiros no período da manhã. Hoje, o horário de atendimento é restrito ao período vespertino.

O novo horário visa a atender à reinvindicação dos usuários do interior e de outros estados que vêm fazer passaporte aqui. Pessoas da Bahia, Goiás, Pará e Mato Grosso sempre reclamaram do período destinado à entrega do documento, das 18 às 18h30. Se se considerar ocorrência de falha nos equipamentos, muitas vezes o atendimento pode ser concluído em horários muito avançados. Isso as obrigava a ter que retornar para casa à noite ou pernoitar na cidade, aumentando os gastos com hospedagem, transporte, alimentação, desnecessariamente.

A experiência de atendimento pela manhã no último mês de maio mostra que há menos faltas e desistências dos que agendaram a entrevista no posto de coleta de dados biométricos. Além disso, nota-se mais celeridade. Acrescenta-se também que, por distar mais de 20 quilômetros do centro da capital, o transporte público funciona melhor pela manhã.

O novo horário também leva em consideração o crescente número de pessoas que requerem o passaporte em regime de urgência. Como só é possível a confecção dessa modalidade de documento com a autorização do delegado competente, aqueles que preencherem os requisitos e o deferimento do pedido, poderão retornar para atendimento ainda no mesmo dia. O que nem sempre acontece quando a resposta chega ao fim da tarde. Nesse caso a “emergência” teria que esperar até o outro dia.

Por fim, com o objetivo de aumentar a quantidade passaportes emitidos diariamente, e atender o público de maneira ainda mais satisfatória, o posto da Delemig (Delegacia de Imigração) no Aeroporto de Palmas, passa a funcionar nos seguintes horários. Durante os meses de Junho e julho o atendimento continua das 12h15 às 18h30.  A partir de agosto, o atendimento ao público será das 07h15 às 13h30, sendo destinado à emissão de passaporte o horário das 07h15 às 12h15, e à entrega, das 12h30 às 13h30.

Para sanar qualquer dúvida a respeito da emissão de passaporte, pode-se ligar gratuitamente para o número 194. O telefone do posto para atendimento a estrangeiros é o (63) 3219-3765. Através desse último, pode-se também consultar a respeito da chegada do documento emitido, dentre outras.

Comentários (0)