Piloto nega ter omitido socorro e diz acompanhar situação de vítima do acidente

"Eu não havia percebido que elas estavam subindo; a aniversariante subiu e quando a outra tentou subir, ela escorregou e caiu na água; eu fiquei lá o tempo todo, não fugi como estão falando por aí"

A jovem foi socorrida pelo Samu e levada para o HGP
Descrição: A jovem foi socorrida pelo Samu e levada para o HGP Crédito: Divulgação

O piloto da embarcação onde a jovem Crislania Pereira de Souza, 21 anos sofreu acidente no último sábado, 2, Humberto Célio Pereira, que é auditor fiscal do Ministério do Trabalho, negou em entrevista ao T1 Notícias na manhã desta segunda-feira, 4, que tenha  fugido do local sem prestar socorro. “Muito pelo contrário eu fiquei lá o tempo todo e depois do acidente já fui ao hospital três vezes e estou me informando por telefone”, afirmou Pereira.

 

Ele informou que a jovem fez uma cirurgia neste domingo, 3, mas que o estado de saúde é grave. Para o piloto o que aconteceu foi uma “fatalidade, foi um acidente”.

 

O piloto contou que foi convidado para comemorar o aniversário de uma amiga no lago de Palmas e que não conhecia Crislania. “Ela estava com a minha amiga aniversariante. Esta foi a primeira vez que eu a vi. Nós estávamos numa ilha e a aniversariante queria ir para a praia de Luzimangues, eu não queria ir, mas ela insistiu e eu me desloquei para lá. Fui muito tranquilo, sem pressa”, contou o piloto.

 

No retorno de Luzimangues, segundo o piloto, foi que o acidente aconteceu. “Elas ficaram lá na praia uns 20 minutos e depois eu peguei a lancha que havia se afastado com o vento e me aproximei para buscá-las. Eu vim de ré e encostando devagar e nesse momento elas subiram inadvertidamente. Eu não havia percebido que elas estavam subindo. A aniversariante subiu e quando a outra tentou subir, ela escorregou e caiu na água. Eu fiquei lá o tempo todo, não fugi como estão falando por aí. Busquei socorro, saímos de lá imediatamente, chamei o Samu e levaram ela. Só depois eu tirei o barco do píer para o guarda barco onde ele fica e eu transtornado, em estado de choque fui levado para casa de um amigo.  Fui medicado e dormi”.

 

Ele também negou ter ingerido bebida alcoólica. “Eu estava pilotando e não havia ingerido bebida alcoólica, nem posso beber, pois já tive malária, hepatite, tomo remédio para pressão. Eu não posso beber”, afirmou.  Segundo Pereira, toda a documentação do barco foi apresentada na delegacia de Polícia Civil no dia seguinte ao acidente.

 

“Eu me apresentei na delegacia, apresentei todos os documentos da embarcação e, além disso, o barco tem capacidade para 14 pessoas e só tinha 10”, conta ao afirmar que foi abordado pela guarda da Marinha antes do acidente quando também apresentou os documentos. 

 

Investigação

Em nota enviada à imprensa na manhã desta segunda-feira, 4, a Secretaria da Segurança Pública (SSP), por meio da Delegacia Especializada em Investigações Criminais (DEIC) informou que uma investigação foi instaurada e que o condutor poderá ser inquirido novamente. 

 

"Após o acidente ocorrido no Lago de Palmas, no ultimo sábado, 2, envolvendo uma vítima em estado grave, todos os procedimentos iniciais de investigações foram adotados. Perícias foram realizadas no local. A SSP esclarece que o proprietário da lancha, Humberto Pereira, foi ouvido e que após analise das provas levantadas, o suspeito poderá novamente ser inquirido.Informamos ainda que as investigações continuarão sob a responsabilidade da DEIC, em Palmas", informou a secretaria. 

 

Estado de saúde

A Secretaria de Saúde informou ao T1 por meio de nota, na manhã desta segunda-feira, 4, que a paciente Crislania Pereira de Sousa segue na UTI sedada, entubada e seu estado de saúde ainda é considerado grave.

 

Entenda

A operadora de caixa, Crislania Pereira de Souza, de 21 anos, ficou ferida após ter a perna atingida pela hélice de uma lancha, no último sábado, 2, no lago de Palmas. A jovem foi socorrida pelo Samu e está internada em estado grave no Hospital Geral de Palmas. Uma amiga disse que a vítima passou por cirurgia e perdeu muito sangue. Amigos fazem campanha nas redes sociais para incentivar a doação de sangue.

Comentários (0)