Pirarucu de 80 kg é resgatado no Parque Cesamar e solto no seu habitat natural

Devido à chuva intensa que ocorreu na manhã desta quarta, a operação de captura de um segundo filhote de pirarucu foi suspensa e deverá ser realizada em breve

Crédito: Regiane Rocha - Secom Palmas

Um pirarucu pesando aproximadamente 80 kg foi capturado pela Guarda Metropolitana Ambiental nesta quarta-feira, 16, no leito do córrego Água Fria, que corta o Parque Cesamar, região Central de Palmas, próximo à ponte de madeira que fica na parte Norte da pista de caminhada.

 

Depois de capturado, o peixe foi acondicionado em uma padiola e levado até uma viatura da Guarda Metropolitana, que o transportou até a parte mais alta do Parque Cesamar, acima das piscinas. No local, o peixe foi solto de volta ao seu habitat natural.

 

Devido à chuva intensa que ocorreu na manhã desta quarta, a operação de captura do segundo filhote de pirarucu foi suspensa e deverá ser realizada em breve.

 

De acordo com os agentes ambientais envolvidos na operação de captura, com o aumento das chuvas os dois peixes corriam o risco de descer para o córrego e ficar mais longe do Parque, dificultando a captura e aumentando, assim, o risco de serem capturados por predadores.

 

Durante a operação de resgate, que envolveu dez homens da Guarda Metropolitana Ambiental de Palmas, foi usada uma rede e uma padiola (instrumento no formato de tabuleiro de quatro varais), para o transporte do pirarucu.

 

O pirarucu também é conhecido com pirosca ou bacalhau da Amazônia em algumas regiões do País.

 

Comentários (0)