Plano de Ação discute mudanças sustentáveis para próximos anos em Palmas

Plano faz parte de parceria da Cidade de Palmas com ICES e BID. Foram apresentados dados e diagnósticos sobre projetos futuros para a Capital. Investimentos de mais de R$ 2 bilhões estão previstos.

Lançamento de Plano de Ação
Descrição: Lançamento de Plano de Ação Crédito: Secom/Palmas

Foi lançado nesta quinta-feira, 25, pela Prefeitura de Palmas, em parceria com a Caixa Econômica Federal o “Plano de Ação Palmas Sustentável”, que faz parte da Iniciativa Cidades Emergentes e Sustentáveis (ICES) do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). As ações dentro do Plano preveem investimentos para os próximos anos na ordem de R$ 2, 28 bilhões.

 

Segundo a prefeitura, para a elaboração do Plano, foram realizados três estudos específicos para Palmas sendo: Mitigação das mudanças do clima, Vulnerabilidade e riscos ambientais e Estudo de crescimento Urbano.

 

O Plano é a terceira etapa do trabalho da ICES em Palmas, e agrega as pesquisas e diagnósticos resultantes do trabalho de um ano dos consultores contratados pela ICES – os Institutos IDOM, Pólis e Cobrape – em conjunto com os técnicos da Prefeitura Municipal.

Projeto Orla

A arquiteta urbanista Heloisa Helena Barbiero, do Consórcio Compañia Independiente de Servicios Profesionales Integrados (Idom)/Companhia Brasileira de Projetos e Empreendimentos (Cobrape) destacou os principais resultados de pesquisas e diagnósticos e citou o Projeto Orla e Novo Paço Municipal.

 

“Foi vinculado a estes estudos várias diretrizes para a criação do Projeto Orla e Novo Paço Municipal. São projetos futuros do que poderia ser esta nova área estratégica para a cidade”, explicou a arquiteta.

 

A arquiteta destacou que com as diretrizes foi planejada como ocupar determinadas áreas voltadas para a mobilidade, drenagem urbana, espaços de áreas verdes e como adensar a cidade pensando na população que ocupará tais locais no ano de 2050.

 

 

Área Verde da Orla

Para a Área Verde da Orla, conforme o Plano, está previsto a construção de Parque Linear, que tem como premissas a coexistência entre áreas verdes e uso público de baixa densidade. Este Parque possibilitará a valorização da paisagem e do patrimônio natural construído.

 

Outro objetivo do parque linear na margem do lago é mais uma oferta de recreação e lazer para a população e, além disso, democratizar o espaço amplo e de qualidade, evitando sua privatização, como ocorre mais no norte da cidade.

 

O novo Paço Municipal está dentro do projeto de requalificação da Orla de Palmas, que deverá concentrar diversos órgãos municipais, constituindo nova centralidade para a cidade.

Plano de Ação

Para a elaboração do Plano foram definidas 05 fases, que trabalharam 03 dimensões, 23 temas, 120 indicadores e 04 filtros, o que resultou na definição de sete áreas prioritárias sendo elas: Mobilidade e Transporte; Desigualdade urbana/Uso do Solo e Ordenamento Territorial; Gestão Pública Moderna; Competitividade da Economia; Segurança; Energia e Educação.

 

No processo de elaboração do Plano foram realizados três estudos específicos nas áreas de mitigação dos efeitos do clima; vulnerabilidade e riscos ambientais e ainda estudo de crescimento urbano. A partir daí foram definidas áreas prioritárias que resultaram em três áreas de enfrentamento, sendo: tornar Palmas mais competitiva, usar o território de forma mais equilibrada e avançar para uma gestão pública mais eficiente.

 

Segundo o presidente do Impup, Luiz Massaru, a próxima etapa é a elaboração de projetos em conformidade com o apontado no Plano de Ação e a busca por financiamento destes.  As ações da ICES compõem ainda a fase de pré-investimento, para formular propostas das soluções concretas incluídas no Plano e a fase final de monitoramento.

 

O Plano busca tem como objetivo o planejamento integrado das políticas públicas, e de promover o desenvolvimento equilibrado e a melhoria da qualidade de vida em harmonia com o meio ambiente.

 

(Informações Ascom Palmas)

Comentários (0)