Plano de Ação Palmas Sustentável é lançado nesta quinta-feira

Palmas foi eleita pelo BID para desenvolver o Plano de Ação Sustentável Local. O lançamento será às 13h, no Theatro Fernanda Montenegro

O “Plano de Ação Palmas Sustentável” da Iniciativa Cidades Emergentes e Sustentáveis (ICES), do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), é lançado nesta quinta-feira, às 9h30, no Theatro Fernanda Montenegro, no Espaço Cultural, pela Cidade de Palmas, em parceria com a Caixa Econômica Federal.

 

Palmas foi eleita pelo BID para desenvolver o Plano de Ação Sustentável Local. Além da Capital, foram eleitas ainda as cidades de João Pessoa (PB), Vitória (ES) e Florianópolis (SC). Entre as cidades, Palmas será a primeira a executar o programa. “Palmas tem o diferencial de ser uma cidade nova e não ter grandes problemas urbanísticos como as demais cidades. Enquanto as outras capitais irão sanar antigos problemas, aqui podemos fazer de Palmas uma cidade modelo com a implantação de projetos sustentáveis como os que a gestão já vem estudando”, declara o prefeito Carlos Amastha.

 

O plano é resultado de pesquisas e diagnósticos realizados pelo Instituto Pólis e o Consórcio Compañia Independiente de Servicios Profesionales Integrados (Idom)/Companhia Brasileira de Projetos e Empreendimentos (Cobrape). A pesquisa foi realizada com mil moradores, de todas as regiões da cidade, para saber qual é a percepção da população em áreas sociais, urbanas, ambientais e mobilidade, dentre outras.

 

A meta do projeto é integrar a sustentabilidade ambiental e fiscal, o desenvolvimento urbano e a governabilidade. Por meio da parceria entre BID e da CEF, a ICES espera promover o apoio a ações que proporcionem serviços básicos e garantam a proteção ao meio ambiente, bem como níveis adequados de qualidade de vida e emprego.

 

(Com informações da Secom Palmas)

Comentários (0)