Ponto de Cultura Casa do Artesão define calendário cultural para o mês de outubro

A Feira da Serra de Taquaruçu visa o envolvimento comunitário e promoção de turismo, arte e cultura.

Programação paralela do Festival Gastronômico, promovida pela Casado Artesão
Descrição: Programação paralela do Festival Gastronômico, promovida pela Casado Artesão Crédito: Reprodução

O Ponto de Cultura em Rede Casa do Artesão promete movimentar o distrito Taquaruçu com atividades socioculturais. A entidade programou para os dias 18 e 25 duas edições digitais que serão veiculadas pelo Canal do Youtube Cidade Perifa TV e Redes Sociais Facebook e Instagram da Casa do Artesão.

 

Para a terceira edição, será realizada uma programação especial paralela ao Festival Gastronômico de Taquaruçu entre os dias 28 a 31.

 

A Feira da Serra de Taquaruçu, de acordo o produtor cultural Erval Benmuyal, um dos diretores da Casa do Artesão, visa o envolvimento comunitário, “numa via dupla de oferta e consumo, promovendo a economia solidária, o turismo, arte e cultura”.

 

Ele explica que se trata de uma troca de experiências com a comunidade local, turistas e visitantes, oferecendo os sabores, saberes, costumes, o artesanato e produtos agroecológicos produzidos pela comunidade local.

 

O projeto, conforme Erval, apresenta-se como proposta da Associação das Mulheres Feirantes de Taquaruçu (AMFETAQ), para impulsionar as atividades do Ponto de Cultura em Rede Casa do Artesão, buscando a consolidação do local como ponto de incentivo da cultura regional e o fomento à produção e difusão das manifestações culturais palmenses e da comunidade de Taquaruçu.

 

Programação

 

Dia 18 - Segunda-feira - Feira da Serra de Taquaruçu - Digital

 

20h - Podcast Cerrado Folc com Rivaz Folc, apresentando a 1ª edição do projeto Feira da Serra de Taquaruçu - Digital exibição de cinco mini clipes:

- Esquina da Mentira e o Caldo do Erotildes

- Restaurante do Marcão

- Mini Box Da Roça Produtos Agroecológicos

- Praça Maracaípe e o Pastel do Garapa

- Móveis Rústico do Reginaldo

Exibição da Oficina Confecção de Flores na Palha do Milho, com a mestra artesã Celina Araújo.

- Exibição do Mini doc. Ponto de Cultura em Rede Casa do     Artesão

- Exibição do Videoclipe Bucólico, com Rivaz Folc

 

Dia 25 - Segunda-feira

 

20h - Podcast Cerrado Folc, com Rivaz Folc, apresentando a 2ª edição do projeto Feira da Serra de Taquaruçu - Digital e os seguintes quadros: exibição de cinco mini     

 clipes:

- Cerrado Folc (Serigrafia)

- TBI Vasos de Madeiras e Sobras

- Fundo de Quintal - Artigos Decorativos em Sobras de Pallets

- Marcilei Produtos em Crochê

- Horta Comunitária da Tia Cris

- Exibição da Oficina Cestas de Buriti, com a mestra artesã    Celina Araújo.

- Exibição do Seminário Economia Criativa, Cultura e Turismo no Distrito de Taquaruçu.

- Exibição do Videoclipe Capoeboicongo com a Banda BonoVo

 

Especial Festival Gastronômico

 

A entidade idealizou uma programação especial paralela ao Festival Gastronômico, apresentando à comunidade, turistas e visitantes atividades artística e cultural eclética, amparada nos sabores, saberes, na poesia, na música e nas artes.

 

“O Camping das Artes será promovido a fim de reunir artistas, intelectuais, músicos, amadores e fazedores das artes, num local de encontro, vivências e experiências comunitárias tocantinenses”, acrescenta Erval.

 

O Sarau Sabores, Saberes e Poesia busca a interação a linguagem literária da poesia regional, tendo como aliada a música regional, os saberes populares e os sabores de pratos pertencentes ao nosso lugar, que serão oferecidos ao público em porções, num cardápio de sabor cultural.

 

O projeto Som na Casa do Artesão tem como foco a valorização da música autoral e a divulgação dos trabalhos do cenário musical underground, com apresentações musicais de artistas e bandas de Palmas, nos segmentos do reggae, rock, Mpb, hip hop, música eletrônica entre outras.

Comentários (0)