Pontos de chambari serão regularizados para mais conforto dos clientes e comerciantes

Projeto proposto para regularização e valorização do comércio de chambari prevê que os comerciantes passarão a trabalhar em contêineres adaptados

25 comerciantes catalogados devem ser atendidos
Descrição: 25 comerciantes catalogados devem ser atendidos Crédito: Ascom Sedem

Os comerciantes deixarão de trabalhar debaixo das antigas barracas abertas embaixo de árvores e passarão a atuar em contêineres adaptados com áreas de convivência planejadas. O projeto proposto para regularização e valorização do comércio em Palmas do chambari, prato popular e já intitulado patrimônio cultural regional, prevê que os comerciantes passarão a trabalhar em contêineres adaptados com áreas de convivência planejadas, como pergolado, redário e banheiros em uma área de até 144 metros quadrados.

 

O projeto foi elaborado pela Prefeitura de Palmas, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Emprego (Sedem), e vai contemplar os 25 comerciantes do prato catalogados, muitos dos quais estão trabalhando irregularmente em áreas verdes.

 

Todos os comerciantes já foram orientados a formalizar sua atividade como microempreendedor individual (MEI), obter todas as demais as documentações necessárias para regularizar a atividade e iniciar a estruturação do comércio.

 

“Vamos regularizar a utilização do espaço público, conceder permissão para isso e alvará de funcionamento. A infraestrutura de atendimento desses comerciantes será totalmente renovada, construída por eles próprios, dentro da realidade financeira de cada um, mas dentro do projeto proposto pela Sedem e que atende as exigências da Vigilância Sanitária e Corpo de Bombeiros. Assim eles terão condições de atender de forma digna seus clientes”, ressalta o secretário de Desenvolvimento Econômico e Emprego, Kariello Coelho. 

 

A microempreendedora Andreia Periera da Cruz que trabalha na Arse 112 (antiga 1106 Sul) aprovou a proposta. “O projeto ficou bom. Acho que vai agradar os clientes antigos e atrair novos. Hoje minha dificuldade maior é o meu espaço que é um pouco pequeno e a falta de banheiro. No novo projeto vai ser conforto tanto para o cliente e como para a gente que está trabalhando. Já estou com toda documentação pronta, já devo começar a construir minha estrutura agora em novembro”, explica Andreia.

 

Praça do Chambari

 

A grande maioria dos comerciantes permanecerá em seus atuais locais de atendimento, com exceção de quatro comerciantes que estão ocupando irregularmente área pública na Avenida JK. A estes casos específicos, a Prefeitura de Palmas propôs a alocação de seus comércios em uma praça da Quadra ACNE 1 (antiga 104 Norte). O espaço público passará a ser chamado como Praça do Chambari, em referência a sua atividade comercial, e receberá todo o planejamento  paisagístico.

 

Incentivo financeiro

 

O investimento necessário para a adaptação das atuais barracas levantadas debaixo de árvores para os futuros contêineres ficará a cargo de cada um dos comerciantes. Como forma de incentivo, o Banco do Povo tem à disposição linha de crédito a juros de 1% ao mês com opções de parcelamento de até 24 meses para pessoas físicas e até 36 meses a pessoas jurídicas.

 

Palmas Tradição

 

A proposta de reestruturação do comércio de chambari, patrimônio cultural do Tocantins, faz parte do projeto Palmas Tradição. “Ao invés de retirar esses pais e mães de família do seu trabalho, estamos levando mais dignidade a esses comerciantes tradicionais de Palmas. O projeto veio para valorizar e respeitar a tradição da venda do chambari há mais de 15 anos e oferecer mais qualidade de atendimento para quem exerce essa atividade, mantendo fiéis seus clientes e conquistando o gosto dos recém-chegados a Palmas”, prevê Coelho.

Comentários (0)