População cobra resposta do Governo Estadual sobre estadualização de Hospital

Já foram recolhidas mais de 8 mil assinaturas e agora a população ameaça paralisar a BR-153 caso não seja marcada audiência com Governador

Atualmente o Hospital não atende a demanda diária
Descrição: Atualmente o Hospital não atende a demanda diária Crédito: Pref. de Colinas

A população de Colinas do Tocantins está cobrando uma audiência pública com o governador Sandoval Cardoso para discutir o pedido de estadualização do Hospital Municipal da cidade. Ao todo, a Câmara de Vereadores já recolheu mais de 8 mil assinaturas em um abaixo assinado que busca sensibilizar o Governo.

No último dia 05, cerca de 200 pessoas participaram de uma Audiência Pública que contou com a presença do sub-secretário da Saúde do Estado, Raimundo Filho. Na ocasião ficou acertado que a reunião com o governador seria marcada no máximo até o fim da semana seguinte, prazo que findou neste sábado, 14.

O presidente da Câmara de Vereadores de Colinas, Paulo Isaías Primo, entrou em contato com o Portal T1 Notícias, que tem acompanhado o caso, para esclarecer que até o momento não houve qualquer empenho do Governo em marcar a reunião e ouvir a população colinense.

“Estamos esperando para ter essa conversa com o governador Sandoval. Nossa população precisa que o Hospital seja administrado pelo governo do Estado, pois a estrutura atual não é suficiente nem para atender o povo daqui, quem dirá dos outros municípios”, explicou o vereador, que ressaltou ainda que, diariamente, o hospital recebe pessoas de outros doze municípios vizinhos.

Paulo Isaias Primo falou também que além das mais de 8 mil assinaturas, cerca de 370 pessoas já estão mobilizadas para paralisar, na próxima semana, a rodovia BR-153 no trecho que corta o município. “A intenção do povo não é de fazer manifestação ou prejudicar o tráfego de veículos na BR, o que o povo quer é ser ouvido”, destacou.

Outro parlamentar que também procurou o Portal T1 Notícias para relatar a mobilização que havia na cidade foi o vereador Júnior Pacheco. Em entrevista neste sábado, 14, ele disse que, durante a Audiência Pública com o sub-secretário Raimundo Filho, o governo sinalizou que não há interesse em estadualizar o Hospital Municipal.

“O representante do Governo disse que por conta de já estarmos no meio do ano e não haver orçamento suficiente, não vai ser possível a estadualização. Ele falou que vai ser disponibilizada uma UTI, três ambulâncias, um convênio financeiro para ajudar a manutenção do hospital, o aumento da carga horária dos médicos, que hoje é só de 20 horas semanais e ainda o envio de três novos especialistas. Mas todos nós sabemos que isso não é o suficiente”, destacou Júnior Pacheco.

 

Sesau se posiciona

Por meio de nota encaminhada ao Portal, a Secretaria Estadual de Saúde informou que já iniciou os estudos sobre a viabilidade do Governo do Estado assumir a gerência do Hospital Municipal de Colinas. No entanto, sobre a reunião com representantes da cidade para discutir sobre o assunto, a Sesau confirmou que ela ainda não foi marcada porque estão aguardando a agenda do Secretário Estadual de Saúde, Luiz Antonio Ferreira, para ser confirmada.

 

Leia mais:

Audiência Pública termina em quebradeira em Colinas: família de Bruno se revolta

Moradores continuam mobilizados pela estadualização do Hospital de Colinas

Comentários (0)