População de Caseara denuncia falta de limpeza em reservatório; ATS verificará

De acordo com moradores de Caseara, reservatórios não são limpos há cerca de 8 anos; ATS diz que desconhece fato e que averiguará denúncia

Moradores denuciam falta de manutenção em reservatórios
Descrição: Moradores denuciam falta de manutenção em reservatórios Crédito: Foto: Do leitor

Moradores do município de Caseara entraram em contato com o Portal T1 Notícias para denunciar a falta de limpeza no reservatório de água da cidade. De acordo com as informações e as fotos enviadas pelos leitores, a situação no local é de abandono, e eles afirmam que há 8 anos não são realizadas manutenções no local. “Está cheio de pombas mortas no local, e as casinhas estão caindo lá. É uma falta de respeito com a população de Caseara”, reclama o funcionário público, Reginaldo Alves da Silva.

 

De acordo com o morador de Caseara, por várias vezes foram encaminhadas reclamações à ouvidoria da Agencia Tocantinense de Saneamento (ATS), responsável pelo abastecimento no município. “As denúncias na ouvidoria não deram em nada. Eles falam apenas que vão verificar, mas até hoje a situação não foi resolvida”, afirmou Reginaldo.

 

O comerciante Paulo Roberto Ferreira da Mata disse que o problema já foi levado até a Justiça, que chegou a determinar a limpeza do local, no entanto, a ordem não foi cumprida pela ATS. “Vai ver que tem até foco de larva da dengue. Eles fazem pouco caso. A sujeira é visível. E se olhar dentro, como será? É um descaso para a gente”, lamenta o comerciante.

 

O Ministério Público também foi acionado para garantir aos moradores a qualidade no abastecimento de água no município. “Ingressamos com ação, mas nada foi feito ainda”, afirma Silva.

 

Falta de Água

Outro problema apontado pelos moradores é a recorrente falta de água em Caseara, que fica mais intenso a partir do mês de junho, quando inicia o período de estiagem. “No inverno fica tudo certo, mas quando chega lá para o mês de junho começa a faltar água. Nós buscamos é uma solução definitiva para isso, porque já sofremos há muito tempo”, queixa-se o funcionário publico.

 

ATS verificará

Em nota ao Portal T1 Notícias na tarde desta terça-feira, 10, a ATS disse que desconhece o fato relatado e garantiu que a “manutenção e limpeza são realizados periodicamente em todos os municípios atendidos pela ATS”.

 

 A Agência ressaltou que há um processo de compra de novos reservatórios em fase de aquisição, mas não esclareceu quando a comunidade receberá os mesmos.

 

Leia a nota na íntegra:

 

Nota

A Agência Tocantinense de Saneamento (ATS) informa que desconhece o fato citado a respeito da limpeza e manutenção do reservatório em Caseara. A manutenção e limpeza são realizados periodicamente em todos os municípios atendidos pela ATS.

No entanto, uma equipe técnica irá averiguar o fato no município. 

A ATS informa ainda que há um processo de compra de novos reservatórios em fase de aquisição. 

Comentários (0)