População de Itapiratins sofre com falta de água constante há quase quatro meses

A população sofre com a falta de água desde abril deste ano. Justiça expediu liminar contra a ATS, mas de acordo com o vereador Marcos Aurélio, até o momento não houve cobrança da multa estipulada

Município de Itapiratins sofre com falta de água
Descrição: Município de Itapiratins sofre com falta de água Crédito: Divulgação

O vereador de Itapiratins Marcos Aurélio Sousa entrou em contato com o Portal T1 Notícias para relatar que desde o mês de abril, período em que se findaram as chuvas na região, a população do município, com cerca de 3.532 habitantes e que fica às margens do Rio Tocantins, está sofrendo com falta de água.

 

De acordo com o vereador, uma ação foi movida na Justiça do município, em que foi determinada, por meio de limitar, a obrigação da Agência Tocantinense de Saneamento (ATS) de sanar todos os eventuais problemas que estão gerando a falta de água.

 

A liminar determina ainda que caso haja descumprimento da ATS, deverá ser aplicada multa diária de R$ 5 mil. Porém, segundo Sousa, além do problema não ter sido resolvido, até o momento não houve cobrança de multa ou qualquer ação que obrigue a Agência a cumprir com suas obrigações.

 

Desde o mês de abril a Agência de Máquinas e Transportes do Tocantins (Agetrans) está bombeando água de Tupiratins, cidade que margeia o outro lado do Rio Tocantins, para abastecer a caixa d’água que distribui água para todo o município de Itapiratins. Porém, segundo Sousa, a água não é suficiente e toda população tem apenas o período da madrugada para abastecer recipientes com água que servirá para todo o dia.

 

Prefeitura não se manifesta

A assessoria do prefeito de Itapiratins, Márcio Pinheiro, disse ao T1 que o gestor municipal está viajando, com retorno previsto para a próxima segunda-feira, 28.

 

Agetrans

Já a Agência de Máquinas e Transportes informou, por meio de nota, que o caminhão foi um pedido da ATS e que se a Agência precisar de mais caminhões para atender a população, deve solicitar à Agetrans, que irá atender dentro das possibilidades e disponibilidades do órgão.

 

ATS alega empenho

O presidente da Agência Tocantinense de Saneamento, Edmundo Galdino, esclareceu ao Portal T1, por meio de nota, que para garantir o abastecimento contínuo de água no município de Itapiratins está sendo providenciada a instalação de 2 novos poços tubulares profundos. Porém, para atender a demanda emergencial, que é amenizar os efeitos da estiagem no município, a ATS em parceria com a Agetrans disponibilizou, há dois meses, um caminhão-pipa que permanecerá no município até o final do mês de novembro.
 
 
O presidente da ATS ressaltou, ainda, que além da instalação dos poços, o governo estuda a possibilidade de fazer captação e tratamento de água do Rio Tocantins para suprir a demanda da população. Edmundo Galdino disse também que todas as formas para solucionar o problema de redução de água em Itapiratins estão sendo providenciadas com o máximo de empenho.
 
 
A ATS explicou que o município de Itapiratins possui, atualmente, dois poços tubulares profundos em funcionamento, mas devido o início da período de estiagem houve uma redução de água produzida nos referidos poços.

Comentários (0)