População de Paraíso reclama da qualidade dos serviços do Pró-Município

Programa anunciado pelo governo do Estado em novembro de 2013, que iria reconstruir asfalto dos 139 municípios do Tocantins, não está atendendo à necessidade da população

Ruas estão recebendo lama asfáltica sem qualidade
Descrição: Ruas estão recebendo lama asfáltica sem qualidade Crédito: Nando Milhomem/T1

No dia 02 de outubro de 2013, o então governador do Estado, Siqueira Campos, anunciou no Auditório do Palácio Araguaia, para prefeitos e imprensa, o lançamento do Programa Pró-Município, que iria reconstruir o asfalto de ruas e avenidas das 139 cidades, com investimentos de R$ 78 milhões, fruto de financiamento junto ao Banco do Brasil, para pagamento em cerca de dez anos.

Seis meses após o lançamento do Pró-Município, o agora governador Sandoval Cardoso, que assumiu mandato tampão no lugar de Siqueira Campos, que renunciou juntamente com o vice-governador João Oliveira, deu início às obras de reconstrução asfáltica, no dia 10 de abril, no município de Colinas do Tocantins.

Em discurso, Sandoval anunciou que seriam reconstruído cerca de 5 milhões de metros quadrados de asfalto em todo Estado. Somente em Paraíso, a quantidade anunciada foi de 500 mil metros quadrados de asfalto.

Porém, moradores do município procuraram o Portal T1 Notícias para reclamar das obras do Programa que, segundo eles, está atendendo apenas vias com potencial eleitoreiro, já nas regiões mais afastadas a lama asfáltica, que tem validade de apenas de quatro anos, está sendo jogada sem qualquer qualidade no serviço e a periferia não está sendo atendida.

O presidente da Câmara de Vereadores de Paraíso, vereador Nando Milhomem, explicou que a lama asfáltica está sendo jogada em ruas e avenidas que não precisam, mas que são de grande visibilidade para quem mora ou passa pelo município.

”Estão recapeando ruas nas entradas e saídas da cidade e ruas que tem visibilidade política, pela localização privilegiada das vias, muitas delas como a Av. Bernardo Sayão [principal da cidade], que quase que em sua totalidade possui um asfalto de boa qualidade e não precisava do serviço”, disse Milhomem.

O enfermeiro do Hospital Regional de Paraíso, Artênio Duarte, comentou que em ruas mais afastadas e nos bairros menos favorecidos não tem previsão de obras do Programa. “O que estamos vendo no hospital são pessoas chegarem reclamando da poeira nesse período de seca, os alunos do IFTO principalmente, que não foram atendidos, diferente do que aconteceu em Araguatins, que o IFTO de lá foi contemplado. Será por quê?”, questionou Duarte.

 

Agetrans explica

Em nota a Agência de Máquinas e Transportes (Agetrans) informou que irá averiguar se a reclamação sobre a execução do Pró-Município procede e irá tomar as medidas necessárias junto à empresa contratada. A Agência ressaltou ainda que prima pela qualidade dos serviços prestados e entregues à população tocantinense.

Quanto às ruas e avenidas, a Agetrans disse que a escolha das vias que irão receber o programa são definidas pela Prefeitura de Paraíso.

 

Prefeitura de Paraíso esclarece

Em nota, o Secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos de Paraíso, Ademir Rêgo, esclareceu que apenas 15% das ruas e avenidas da cidade já receberam os benefícios de recuperação asfáltica do Programa Pró-Município. O secretário informou ainda que todas as ruas que foram escolhidas para ser recuperadas apresentam grandes trechos críticos e as partes das tais avenidas e ruas que não aparentam necessidade de recuperação foram recapeadas como medida preventiva. Por fim, o secretário informou que há bairros, como o Santa Clara, por exemplo, que deve passar por completa recuperação e que os trabalhos do Pró-Município são apenas de recuperação e não de pavimentação asfáltica. 

 

Comentários (0)