População de Pium manifesta contra extinção da Comarca da cidade

Cerca de 500 manifestantes estão na frente do Fórum de Pium para protestar contra a desinstalação da Comarca da cidade. Mais 100 pessoas são aguardadas no local...

População faz manifestação em frente ao Fórum
Descrição: População faz manifestação em frente ao Fórum Crédito: Colaborador/T1

A população de Pium realiza manifestação na manhã desta segunda-feira, 24, em frente ao Fórum da cidade contra a possível extinção da Comarca. As informações são de que a manifestação já reúne cerca de 500 pessoas e são aguardadas mais 100.

Segundo informações de uma comerciante local, a população teme pela extinção da Comarca “porque nós já temos um Fórum estruturado com servidores filhos de Pium e se tirar daqui como ficará nossa situação? Por que tirar? Vamos ser prejudicados”, disse.

De acordo com o coordenador de comunicação da Prefeitura de Pium, Salin Bucar, a juíza titular da Comarca, Débora Wajngarten, irá se reunir com representantes da Justiça Comum do Estado, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Defensoria Pública, Prefeitura e Corregedoria de Justiça para discutir o assunto. Ainda segundo o assessor a deputada estadual Josi Nunes também está presente. A reunião estava prevista para começar às 10h.

“Comerciantes, que solidários fecharam as portas de seus estabelecimentos durante toda a manhã, alunos, professores, produtores rurais, assentados, lideres sindicais, funcionários públicos e lideranças políticas locais foram as ruas para manifestar em solidariedade aos servidores. São 11 funcionários e a juíza na Comarca da cidade que é de primeira entrança”, justificou.

Segundo ele, a população soube que na reestruturação do Poder Judiciário algumas Comarcas do Estado do Tocantins poderiam ser desinstaladas e a de Pium seria uma delas. “A Comarca de Pium existe há 21 anos e já é patrimônio do povo e na redação do Anteprojeto diz que fica desinstalada a Comarca de Pium, informando que os processos serão levados para Cristalândia e que os servidores daqui devem ser distribuídos".

Para ele “nós não podemos ficar sem esse importante aparelho da Justiça. Estamos solidários à Comarca porque não queremos que desinstale”. O servidor público municipal defendeu que “o município já mostrou crescimento somente na expectativa do Prodoeste, que deve ser começar a ser instalado em julho, vamos crescer. Se tirar o aparelho da Justiça de Pium qual será a segurança Jurídica para o Governo e para a população? Estamos tentando trazer melhorias, crescimento para a cidade. Não podemos ficar sem a Comarca”, disse. 

Ainda de acordo com o coordenador de comunicação "tanto a juíza  Débora Wajngarten quanto os advogados do município são solidários ao manifesto promovido pelos moradores de Pium. Nas palavras do próprio defensor público Daniel Felício, fechar comarcas é ferir de morte o judiciário tocantinense". 

 

Atualizada com correções às 14h34.

Comentários (0)