Porto: urgência e emergência continuam com escala deficiente; UPA sofre sobrecarga

Apenas dois médicos atendem nesta sexta-feira, 8, enquanto que o número regular é de três profissionais na unidade; reunião na quinta,7, discutiu o problema no município

Crédito: Divulgação

Continua desfalcada a equipe de plantonistas do Pronto Socorro (PS), do Hospital Regional de Porto Nacional (HRPN).  Apenas dois médicos atendem nesta sexta-feira, 8, mas o número regular é de três profissionais na unidade, informou o diretor técnico, Astério Magalhães Filho.  “Até a próxima quarta-feira temos uma escala com dois médicos. Já a partir de quinta teremos apenas um plantonista", disse o diretor, que também é médico. 

 

Por meio de nota, o Governo do Estado esclareceu que a Secretaria de Saúde está em constante diálogo com os profissionais para solucionar de forma efetiva o desfalque. "A Secretaria ressalta ainda que está trabalhando no sentido de contratar mais profissionais para suprir todas as necessidades, organizando a distribuição dos profissionais de forma a melhorar o atendimento em todas as unidades da rede Estadual de Saúde" traz também a nota.        

           

 O desfalque ocorre desde a exoneração dos médicos em janeiro para readequação das contas públicas. Muitos dos recontratados no final do mesmo mês pediram demissão ao alegarem excesso de trabalho com a exigência de cumprimento da Portaria 247/2018, da Secretaria da Saúde. Esta converte a jornada de trabalho, elevando de 12 para 15 plantões mensais.      

 

UPA   

 

Com isso, a Unidade de Pronto Atendimento no município enfrenta sobrecarga nos seus plantões. De acordo com a secretária Municipal de Saúde, Anna Crystina Mota Brito Bezerra, de janeiro para cá o aumento no número de pacientes cresceu 300%. De acordo com ela, nesta quinta-feira,7, a demanda era grande e apesar de estável, no periodo da manhã desta sexta, 8, a situação pode mudar a qualquer momento. “O nosso receio é de, em caso de urgência e emergência, não termos para onde encaminhar, se o desfalque continuar e faltar médico no PS”, ressaltou a gestora, ao destacar que com o déficit de médicos a UPA está subsidiando o atendimento de 24 municípios do entorno.       

 

Reunião e Vistoria    

 

Nesta sexta-feira, 7, uma reunião tratou da insuficiência de médicos para atender ao PS. Além disso, uma vistoria foi realizada na unidade pelo Conselho Regional de Medicina (CRM) a pedido do Ministério Público Estadual (MPE) para verificar as condições de funcionamento do hospital.

   

A vistoria foi acompanhada pelo promotor de Justiça Rodrigo Grisi Nunes, autor da solicitação. Um relatório com o resultado da vistoria será emitido pelo CRM, o qual irá subsidiar a 7ª Promotoria de Justiça de Araguaína na instrução do inquérito civil público que avalia os impactos decorrentes da insuficiência desses profissionais na rede pública estadual de saúde de Porto Nacional.

 

Quanto à reunião, que ocorreu na sede das Promotorias de Justiça do município teve a participação de médicos contratados, diretores do hospital, representantes do CRM, das secretarias estadual e municipal de Saúde, além da Defensoria Pública. (Colaborou Ascom MPE)

 

Confira  a nota do Governo na íntegra

 

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informa que existe um déficit de profissionais médicos para cobrir toda a escala do Pronto Socorro do Hospital Regional de Porto Nacional (HRPN), mas esclarece que está em permanente diálogo com os profissionais para solucionar de forma efetiva esse desfalque, e acrescenta que os profissionais médicos escalados estão atendendo todos os casos que chegam na unidade.


A Secretaria ressalta ainda que está trabalhando no sentido de contratar mais profissionais para suprir todas as necessidades, organizando a distribuição dos profissionais de forma a melhorar o atendimento em todas as unidades da rede Estadual de Saúde. 

 

Palmas, 08 de março de 2019.

 

 

Comentários (0)