Praça dos Girassóis é centro de poder, história e lazer para quem a visita

A partir da praça, tendo-se como referência o Palácio Araguaia, foram projetadas ruas e avenidas do Plano Diretor da Capital.

Crédito: Washington Luiz /Governo do Tocantins

Considerada uma das maiores praças do mundo, a Praça dos Girassóis, situada no marco central de Palmas e no centro geodésico do Brasil, abriga os três poderes tocantinenses: poder executivo – Palácio Araguaia, poder legislativo – Palácio João D’Abreu, e poder judiciário – Palácio Rio Tocantins. A partir da praça, tendo-se como referência o Palácio Araguaia, foram projetadas ruas e avenidas do Plano Diretor da Capital.

 

O piso da Praça dos Girassóis apresenta painéis que nos remetem às etnias indígenas do Tocantins, representadas pelos povos Apinajé, Krahô, Xerente, Karajá, Javaé e Xambioá, como forma de reverenciar os primeiros habitantes da região.

 

Ponto de encontro da população palmense, principalmente para saudáveis caminhadas e práticas esportivas, a Praça dos Girassóis possui várias atrações turísticas e abriga símbolos importantes para a história da cidade, do Estado e do país.

 

A manutenção e fiscalização do local é de responsabilidade do Governo do Tocantins, que tem investido na sua sinalização e limpeza para que se torne um lugar agradável para quem queira visitá-la.

 

Pontos Turísticos da Praça

 

1 - Palácio Araguaia – Sede do Governo do Estado, o Palácio Araguaia é o marco de onde foram projetadas ruas e avenidas da Capital.

2 - Palácio João D’Abreu – Sede do poder legislativo do Estado.

3 - Palácio Rio Tocantins – Sede do poder judiciário do Estado.

4 - Centro Geodésico do Brasil – O marco está simbolizado no centro da Rosa dos Ventos, desenhada na entrada norte do Palácio Araguaia. O símbolo foi acrescido das referências das etnias indígenas do Tocantins que enriquecem sua beleza e assimetria.

5 - Brasão do Estado – Um dos símbolos do Tocantins, o brasão encontra-se desenhado no piso da praça, ala sul do Palácio Araguaia. As duas faixas azuis, direcionadas para cima, representam os dois principais rios do Estado: o Tocantins e o Araguaia; a faixa branca, ao centro, com um sol nascendo, traz o significado de um futuro melhor; a faixa amarela, abaixo, significa as riquezas minerais do Tocantins.

Os ramos que crescem dos dois lados do brasão representam nossas riquezas naturais. A frase escrita na faixa acima do brasão co ivy ore retama significa em tupi guarani Esta terra é nossa.

6 - Praça Krahô – Representa a circularidade da arquitetura da aldeia Krahô, onde todas as casas se distanciam igualmente do pátio, que é o centro das decisões da vida do povo Krahô.

7 - Memorial Coluna Prestes – Projetado por Oscar Niemayer, Memorial é uma homenagem aos Tenentes de 22 e à marcha da Coluna Prestes, liderada por Luis Carlos Prestes, pelo interior do Brasil, que passou por terras tocantinenses. Foram 25 mil km da maior marcha revolucionária da humanidade.

8 - 18 do Forte – As esculturas são uma homenagem ao levante do Forte de Copacabana, ocorrido no Rio de Janeiro, em julho 1922. O monumento é composto por 19 esculturas, com 2m de altura, homenageando os heróis da revolta. A escultura que carrega a bandeira, à frente do grupo, está representada pelo tenente Siqueira Campos.

9 - O Cruzeiro – Foi o primeiro monumento artístico e histórico erguido em Palmas, palco da realização da primeira missa quando da instalação da Capital, Palmas, em 20 de maio de 1989.

10 - Praça de Alimentação – Composta por quiosques, parque de diversões e banheiros públicos, recebe famílias, no final do dia, para apreciar a beleza da praça e pôr do sol de Palmas.

11 - Fonte Luminosa – Com jatos d’água que chegam a 15m de altura, a Fonte Luminosa projeta composições em forma de girassol com pétalas abertas.

12 - Relógio do Sol – Funciona pela sombra projetada por uma haste, orientada nos pontos cardeais e na latitude do lugar. O relógio tem importância também como fonte de pesquisa e estudo.

13 - Cascata – Com 1.200m², representa os atrativos naturais do Tocantins: rios, cachoeiras e plantas nativas do cerrado.

Comentários (0)