Prefeita empossa novo secretário de saúde da capital, Daniel Borini

"Com investimentos cada vez mais baixos para os municípios, inclusive na área da saúde. Precisamos trabalhar com mais eficiência. Fazer mais com menos", discursou Cinthia, na posse

Cinthia Ribeiro deu posse ao novo secretário da Saúde Palmas, Daniel Borini
Descrição: Cinthia Ribeiro deu posse ao novo secretário da Saúde Palmas, Daniel Borini Crédito: Divulgação Raíza Milhomem

O novo secretário de saúde do município de Palmas foi empossado nessa última quarta-feira,17, para integrar a gestão da prefeita, Cinthia Ribeiro (PSDB). Servidor de carreira da pasta a mais de 15 anos, o odontólogo Daniel Borini Zemuner, ocupava a secretaria-executiva desde o último mês de agosto e estava interinamente à frente da pasta. Na ocasião, a prefeita também anunciou o nome do auditor federal Carlos Frederico Silvério que ocupará o cargo de secretário-executivo da pasta.

 

A cerimônia de posse ocorreu no auditório da Secretaria da Saúde de Palmas, com a presença dos servidores da área de saúde, secretários da gestão, do defensor público, Arthur Pádua, representantes do Conselho Municipal de Saúde, amigos e de familiares.

 

A prefeita Cinthia falou do novo momento que o município está passando e também da escolha de um técnico para estar à frente da gestão da Saúde de Palmas. “Estamos passando por momentos difíceis em todo o país. Com investimentos cada vez mais baixos para os municípios, inclusive na área da saúde. Precisamos trabalhar com mais eficiência. Fazer mais com menos. Aqui, o nosso grande diferencial é a força que os trabalhadores da Saúde de Palmas têm. São eles que diariamente buscam inovar na sua atuação priorizando um atendimento diferenciado para os usuários”, lembrou a prefeita acrescentando que a decisão de colocar um servidor do quadro da saúde com o gestor permite que a gestão conheça melhor os caminhos a serem seguidos.

 

O defensor público do Estado Arthur Pádua elogiou a gestão da prefeita Cinthia Ribeiro pela escolha dos novos integrantes da secretaria da Saúde. “Não é de costume a defensoria participar de posse de secretário, mas gostaria de parabenizar a prefeita pela opção que a vossa excelência fez. É muito comum aqui no Brasil a gente lidar com as nomeações para exercícios de cargos de secretários de pessoas ligados a partidos políticos, para mim isso é um grande câncer das nossas gestões. Geralmente os grandes partidos apoiadores daqueles que são eleitos, passam a serem os donos das secretarias. E isso é terrível. O cargo de secretário é de extrema importância para uma boa gestão, uma gestão feita com transparência e para o bem comum”, pontuou o defensor.

 

Para Frederico Silvério o trabalho da secretaria executiva de um órgão é mais voltado para dentro, é para dar mais tranquilidade para o gestor cuidar das políticas macros, das questões estratégicas, relacionamentos com os demais poderes. “Eu aceitei o desafio porque acredito que essa gestão é transparente e quero colaborar com toda a equipe buscando imprimir cada vez mais, eficiência na execução dos recursos públicos da saúde e na organização dos serviços”, destacou.

 

Em sua fala Daniel Borini, disse que ser secretário de saúde é um desafio muito grande. “Cerca de 300 mil pessoas que residem em Palmas são de responsabilidade do SUS.  E não é uma tarefa fácil, promover atendimento humanizado para toda a rede. Mas é um compromisso que assumi, porque estou disposto a fazer o melhor”, falou ao lembrar que conta com apoio de toda a rede de trabalhadores que lutam pelo Sistema Único de Saúde (SUS) integral, eficiente e forte.

 

Perfil

 

Servidor de carreira do município, concursado desde 2000, Daniel Borini Zemuner é mestre em Saúde Coletiva com concentração em Gestão de Sistemas de Saúde pelo Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (ISC/UFBA). Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Estadual de Londrina (1987) e graduação em Odontologia pela Universidade Norte do Paraná (1993) e pós-graduação em Administração Hospitalar na Universidade Luterana do Brasil (2000). Especialista em Processos Educacionais em Saúde pelo Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio-Libanês. Tem 20 anos de experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Saúde Pública.

Comentários (0)