Prefeito e secretário assinam acordo e Colinas contará com nova estrutura do IML

O IML na cidade beneficia a população da região Centro-Norte do Estado.. Atualmente o Estado conta com oito unidades do IML.

Assinatura aconteceu nesta quarta-feira,11
Descrição: Assinatura aconteceu nesta quarta-feira,11 Crédito: Wherbert Araújo

Foi assinado na manhã desta quarta-feira,11, um termo entre a Secretaria da Segurança Pública e a Prefeitura Municipal de Colinas para cessão de um prédio público para as novas instalações da unidade do Instituto Médico Legal – IML da cidade. A previsão é que o prédio receba melhorias em sua estrutura e a unidade esteja em pleno funcionamento nos próximos 15 dias.

 

Segundo o secretário da Segurança Pública, Cristiano Sampaio, a entrega do novo espaço vai fortalecer o atendimento da polícia científica, como também na implementação do Plano Estadual de Segurança e Defesa Social (PESSE). “Com a otimização de recursos humanos e materiais, vamos poder garantir os serviços de medicina legal aos municípios da região. A previsão é que nos próximos dias a nova estrutura já seja inaugurada”, afirmou.

 

 Para o prefeito de Colinas do Tocantins, Adriano Rabelo, inicialmente o acordo de cooperação técnica visa a cessão do prédio público, com previsão de doação da estrutura para a Secretaria. “Já estamos fazendo os estudos de Projeto de Lei e encaminhar à Câmara de Vereadores para que possamos realizar a doação da estrutura para a Secretaria da Segurança Pública”, afirmou.

 

Serviços

 

De acordo com a perita oficial Georgiana Ramos, diretora do IML/TO, a parceria interinstitucional entre os poderes viabiliza a melhoria na prestação de serviços à sociedade. “Em especial aos cidadãos em situação de vulnerabilidade vítimas de violência, como também aos familiares de pessoas que foram a óbito e necessitam de identificação”, ressaltou. Para a Superintendente de Polícia Científica Nelsiane Parente, a nova estrutura do IML em Colinas contará, também, com os serviços de necropsia em cadáveres recentes ou em avançado estado de decomposição. “Visamos assim manter a regularidade dos serviços prestados, na busca de resultados que, efetivamente, atendam às necessidades da população da região de forma célere e evitando os transtornos dos deslocamentos  para Palmas ou Araguaína”, frisou.

 

IML

 

Atualmente o Estado conta com oito unidades do IML. Com a nova estrutura,  municípios da região vão poder contar com os serviços de identificação cadavérica, desafogando os procedimentos que seriam realizados em Araguaína, no Norte do Estado e na Capital, Palmas.

Comentários (0)