Prefeitos e secretários devem participar de curso da GR Treinamento

O professor Délcio do Carmo Lima, de Belo Horizonte, economista e mestre em Administração Pública ensina a ampliar receitas municipais...

Curso acontece nos dias 16 e17 de janeiro
Descrição: Curso acontece nos dias 16 e17 de janeiro Crédito: Ascom

A GR Treinamento realizará no dia 16 e 17 de janeiro próximo, um curso destinado a prefeitos, secretários de finanças, entre outros, ensinando a ampliar receitas municipais. O destaque, segunda a direção da empresa, fica por conta do riquíssimo conteúdo, que será ministrado pelo experiente Mestre em Administração Pública e economista, Professor Délcio do Carmo Lima, de Belo Horizonte, que por várias vezes foi titular de secretarias municipais e estaduais, incluindo a Secretaria de Finanças daquela capital.

 

Responsabilidade do gestor

Citando o art. 11 da Lei Complementar de 101/2000, o folder do curso chama a atenção  para o dever do gestor de instituir, prever e efetivar a “arrecadação de todos os tributos da competência constitucional do ente da federação.” E completa: “a ampliação das receitas permite maior capacidade de investimento, dando ao prefeitos maior autonomia e discricionariedade no planejamento e implementação de programas e obras...”

 

Por que incluir os prefeitos?

Segundo  Geldes Ronan Passos, consultor em licitações e contratos e diretor da GR Treinamento,  os prefeitos precisam  dominar essa matéria, pois se trata de uma questão da responsabilidade fiscal, sendo temerário depender sempre de terceiros.  “Tenho observado que algumas administrações são extremamente dependentes da terceirização de serviços técnicos profissionais especializados, uma vez que os assessores são nomeados, principalmente, pelo critério de confiança, deixando a desejar em termos de conhecimento técnico. E alguns desses  contratos acabam  sendo  celebrados pela lógica de que “em terra de cego, quem tem um olho é rei”, completa Geldes Ronan.

Nosso entrevistado defende, ainda, que o prefeito precisa conhecer suas prerrogativas, deveres e direitos, para que possa  realizar uma gestão eficiente, eficaz e efetiva, além de estar apto a responder com segurança sempre que for indagado acerca assuntos ligados às receitas municipais.

 

Público-alvo

Além dos  prefeitos e secretários, gestores, servidores e assessores públicos que atuam na área da fazenda municipal podem ser beneficiados pela participação no evento.

 

Mais informações

O curso será realizado no Hotel Girassol Plaza.  O programa completo pode ser obtido no site www.gr1treinamento.com.br , onde também estão sendo realizadas as inscrições. Outras informações poderão ser obtidas junto à GR Treinamento, fone (63) 3225 1417.

Comentários (0)