Prefeitura avalia que pagamento dos servidores fortalece otimismo no comércio

Pagamento dos servidores é um dos fatores que fortalecem o otimismo dos comerciantes palmenses com relação às vendas e serviços em 2019

286 empresários de serviços e comércio varejista de Palmas foram ouvidos
Descrição: 286 empresários de serviços e comércio varejista de Palmas foram ouvidos Crédito: Luciana Pires

Os comerciantes e lojistas de Palmas estão bastante otimistas com o cenário de vendas para o ano de 2019 na Capital. De acordo com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Palmas, uma pesquisa realizada em janeiro de 2019, com 286 empresários do ramo de serviços e do comércio varejista, revelou que 95,5% deles acreditam que o faturamento das suas empresas irá crescer nos próximos 12 meses. O pagamento dos servidores em dia é um dos fatores que fortalecem este sentimento positivo no comércio local.

 

A prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, tem sempre destacado o compromisso da gestão com o pagamento do funcionalismo público municipal. “É uma forma de valorizar nossos servidores e também de fomentar o comércio local. Sempre que podemos, inclusive, adiantamos os pagamentos, injetando pelo menos R$ 40 milhões na economia local”, frisou a gestora.

 

A gerente de uma franquia de bijuterias em Palmas, Elivânia Aquino do Nascimento, disse estar otimista com as vendas em 2019. “Nossos produtos e nossos preços são o diferencial aqui da loja. As pessoas gostam de se cuidar, de estar sempre bonitas e também, de presentear outras pessoas, por isso acreditamos que este ano vamos vender bem”, conta a gerente.

 

Elivânia falou também da importância dos empregos gerados pelos lojistas em Palmas. “É uma das preocupações dos donos das lojas, com certeza, é manter os postos de trabalho. Hoje, nesta unidade, contamos com o apoio de seis funcionárias e queremos manter este grupo, pois, o emprego para elas é muito importante”, explicou a comerciária.

 

"A CDL Palmas entende que o comércio necessita de estabilidade por parte do poder público. Os empresários acabam ficando mais confiantes quando há essa estabilidade, quando há um verdadeiro compromisso da gestão com as ações que fomentem o comércio. Entendemos que realizar o pagamento dos servidores nas datas corretas auxilia na circulação do dinheiro dentro da cidade. Além disso, auxilia na diminuição na inadimplência, pois o funcionário público pode se organizar, comprar parcelado e pagar na data certa. Vemos sempre a Prefeitura falando sobre valorizar o comércio local e isso de fato é de extrema importância, é uma bandeira que a CDL levanta", explicou Silvan Portilho, presidente da CDL Palmas.

 

O jovem Charles Costa é gerente de uma loja de cosméticos na Avenida JK e está otimista com as possibilidades de crescimento e melhorias na economia palmense. Charles destaca que as vendas em 2018 foram abaixo do volume esperado e que pretende aumentar as vendas este ano. “Tivemos que fazer cortes de funcionários em 2018, demitimos duas vendedoras e isso foi muito difícil. Em 2019 queremos fazer o movimento contrário, queremos vender bem e assim, poder contratar e gerar mais empregos em nossa Capital”, estima o gerente.

 

Metodologia

 

Foram ouvidos 286 empresários de serviços e comércio varejista localizados na Capital tocantinense. A margem de erro é de 3,0 pontos percentuais com um intervalo de confiança de 95%.

 

Segundo a pesquisa, 86% dos lojistas acreditam que este ano será economicamente melhor que 2018, enquanto 8,7% estão incertos e 4,9% acreditam que a melhora só deve acontecer a partir do segundo semestre. 

 

Comentários (0)