Prefeitura capacita técnicos de Saúde para realizar teste rápido para DST's

O teste rápido é utilizado para diagnóstico do HIV, Sífilis e Hepatite Virais.

Diante da necessidade de ampliar o acesso e a melhoria da qualidade de vida da população do município de Palmas, a Secretaria da Saúde  promove de 17 a 19 de setembro, das 8 às 18 horas, na Escola Técnica do SUS, uma Capacitação em Teste Rápido para diagnóstico do HIV, triagem para sífilis e hepatites virais. 

 

Participam da capacitação 30 profissionais do município (médicos, enfermeiros e odontólogos). Essa ação contará com multiplicadores/facilitadores da Rede de Saúde Municipal e Estadual.

 

A implantação da execução dos Testes Rápidos de Diagnóstico (HIV) e de Triagem (Sífilis e Hepatites Virais) nas Unidades de Saúde da Família tem como objetivo a redução da transmissão vertical e eliminação da sífilis congênita, que atualmente é um problema de saúde pública, além de visar à redução da mortalidade perinatal.

 

A Testagem Rápida é um exame de fácil acesso da população, onde maiores de 14 anos podem realizar sem a presença de seu responsável obtendo o diagnóstico em no máximo 30 minutos.

 

Dados

Conforme dados disponibilizados pela Diretoria de Vigilância em Saúde através da área técnica de DST/Aids e Hepatites Virais, em 2014 já foram notificados 64 casos de AIDS, 14 casos gestantes HIV, 16 casos de sífilis em gestante, 22 casos sífilis congênita, 23 casos hepatite B e 10 casos hepatite C.

 

Comentários (0)