Prefeitura cobra da Saúde do TO responsabilidade por coleta de lixo hospitalar

Coletores confundiram lixo hospitalar com lixo comum por este ter sido colocado em saco preto e em local de descarte de lixo comum por servidores do Estado.

Lixo do hospital do Estado é recolhido por engano pela Prefeitura
Descrição: Lixo do hospital do Estado é recolhido por engano pela Prefeitura Crédito: Divulgação Polícia Civil

Lixo hospitalar armazenado em saco preto foi recolhido como lixo comum na cidade de Dianópolis, gerando denúncia por descarte irregular de material após flagrante. Ocorre que a Prefeitura da cidade, responsável pela coleta, informou que os coletores não identificaram o lixo como sendo hospitalar por estar armazenado em sacos pretos e que a responsabilidade pela coleta do lixo hospitalar é da Secretaria de Saúde Estadual (SES-TO), que não o está fazendo. 

 

Em nota divulgada à imprensa na tarde desta segunda-feira, 10, a Prefeitura de Dianópolis declarou que o referido lixo alvo de denúncia contra a Prefeitura estava no lixo comum e confundiu os coletores em sua atividade. Disse ainda que já entrou em contato com a SES-TO para que esta, como responsável por coletar o lixo do hospital, o faça de forma adequada. 

 

O T1 procurou a SES-TO para se pronunciar sobre o ocorrido e aguarda um esclarecimento. 

 

Confira nota da Prefeitura de Dianópolis na íntegra

 

Sobre a questão do lixo hospitalar, de responsabilidade do Governo do Estado do Tocantins, encontrado em caminhão da empresa Barraria, que faz o transporte de lixo domiciliar da prefeitura de Dianópolis, interceptado pela Polícia Civil do Estado Tocantins, nesta segunda-feira, a Prefeitura de Dianópolis, esclarece que:

 

O matéria/lixo hospitalar encontrado no caminhão, acondicionado em sacos de lixo preto, do Hospital Regional de Dianópolis (HRD), que é de responsabilidade do Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), foi armazenado em sacos plásticos, sem identificação específica, de forma que caracterizasse lixo comum, sendo dispensado nas lixeiras de recolhimento normal, impossibilitando a identificação do mesmo, por parte dos coletores. 

 

A Prefeitura esclarece ainda que, possui serviço de coleta de lixo hospitalar das Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, que é realizado dentro das normas exigidas pela legislação, através da empresa que trata o lixo o hospitalar do município, de acordo com as normas estabelecidas pelo Ministério da Saúde, incluindo armazenamento, coleta e incineração.

 

A Prefeitura esclarece ainda que, a coleta do lixo hospitalar do HRD é de responsabilidade do Governo do Estado e que a Prefeitura de Dianópolis, nunca recolheu lixo do Hospital Regional. 

 

Diante da situação, a Prefeitura informa que, o seu departamento jurídico já está em contato com a Sesau, para que a mesma esclareça os motivos do lixo hospitalar do HRD, ter sido dispensado em sacos de acondicionamento de lixo comum.

 

Prefeitura Municipal de Dianópolis, 10 de Dezembro de 2018.

Comentários (0)